Viagem
| Postado em 08 de maio de 2020 às 4:00

Como começar a viajar de bicicleta

Por Redação Portal

Se você é sedentário e não está acostumado a pedalar, é preciso ir devagar com o próprio corpo.

Como começar a viajar de bicicleta
Reprodução

Se a ideia é fazer uma viagem de bicicleta depois que a pandemia terminar, não basta ter disposição e sair pedalando. Para praticar o cicloturismo com segurança e conforto, é preciso ter alguns cuidados.

Se você é sedentário e não está acostumado a pedalar, é preciso ir devagar com o próprio corpo.

Recomenda-se treinar pedalando na própria cidade e fazer viagens mais curtas para experimentar a bicicleta com o peso extra da bagagem antes de partir para uma expedição de vários dias.

VERSÁTIL

Existem bicicletas desenvolvidas para o cicloturismo na Europa, mas são mais adequadas para andar no asfalto.

No Brasil, a mountain bike ou modelos Gravel são ótimas opções para ser adaptadas. São resistentes, possuem peças de fácil reposição e andam muito bem no asfalto e em estradas de terra.

BAGAGEM

O equilíbrio é fundamental para pedalar. Não coloque toda a carga em cima do bagageiro para não sobrecarregar a roda traseira. Alforjes distribuem o peso e ajudam a deixar a bike mais estável.

No caso de viagens mais longas, com muita bagagem para transportar, é recomendável instalar alforjes dianteiros. Além de ter mais espaço, você evita que a bicicleta empine em uma subida. Não use mochila enquanto estiver pedalando. Além de ser desconfortável forçam as costas, os ombros e as mãos.

REVISÃO

Faça uma revisão antes de viajar. Passe na bicicletaria para ver se está tudo certo com a “magrela”. Informe-se sobre a qualidade dos componentes que sua bicicleta possui.

Se ela estiver equipada com peças simples e frágeis, pode ser que deem um pouco de dor de cabeça no caminho. Não esqueça de levar um kit de ferramentas e um kit de remendo para a viagem.

SEUS LIMITES

Esteja preparado fisicamente e psicologicamente para a viagem que deseja realizar. Muitas pessoas partem logo para uma jornada muito longa e enfrentam tantos problemas que acabam se decepcionando.

Outras atividades físicas irão ajudá-lo a ganhar fôlego e irão complementar a sua pedalada. Lembre-se que seu esforço será maior numa viagem, pois você estará carregando a sua bagagem.

PRIMEIROS SOCORROS

No caso de acidente, é importante saber o que fazer e o que não fazer. Sempre use capacete e óculos de proteção, luvas protegem as mão em casos de queda.

Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios.

TREINAMENTO

Viagens pequenas são a melhor oportunidade para se experimentar a sensação de uma viagem maior. O intuito é descobrir se você gosta de viajar de bicicleta.

ROTEIRO

Estude o seu roteiro antes da viagem. Fale com ciclistas que já tenham passado pelo lugar que você deseja conhecer e pegue todas as dicas.

A experiência de quem já fez a rota vale muito para você. Olhe mapas de relevo da região para saber se você conseguirá fazer o percurso.

Fonte
Jornal da Cidade de BH


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

O uso do capacete

Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito