Bicicleta
| Postado em 21 de maio de 2020 às 4:00

Como limpar a bicicleta de forma rápida e efetiva

Por Redação Portal

O ideal é uma lavagem respeitando todos os passos indicados

Como limpar a bicicleta de forma rápida e efetiva
Reprodução

Se houver muita pressa após um passeio de bicicleta, pode-se borrifar a transmissão com lubrificante para remover a água da corrente e evitar ferrugem antes de uma lavagem completa. Porém o ideal é uma lavagem respeitando todos os passos a seguir.

O que é preciso para lavar a bicicleta:

Balde e esponja ou mangueira
Desengraxante
Líquido de lavagem de bicicleta (preferencialmente biodegradável)
Escovas
Pano e papel absorvente
Lubrificante de corrente
Dispositivo de limpeza de corrente

1. Limpe a corrente

Usar um dispositivo de limpeza da corrente junto com o desengraxador para remover a sujeira acumulada, a lama e o óleo da corrente. Caso não tenha uma ferramenta de limpeza de corrente, o desengraxador em aerossol e uma escova funcionarão com um pouco de esforço extra. Se houver muita sujeira oleosa no cassete, usar o desengraxante e esfregar antes de continuar.

2. Limpe os discos

Caso houver freios a disco, é um bom momento para borrifar um pouco de desengraxante em toalhas de papel e limpá-los para remover qualquer graxa da transmissão.

3. Molhar a bicicleta

Molhar a bicicleta com uma mangueira ou um balde e uma esponja. Caso esteja usando uma lavadora de pressão, certificar de ficar bem para trás para não estragar os rolamentos. Pulverizar toda a bicicleta com o líquido de lavagem e deixar pelo tempo sugerido de acordo com as instruções do fabricante.

4. Escovar de cima para baixo

Começar no topo da bicicleta e retirar qualquer sujeira restante da bicicleta com escovas. Prestar especial atenção às peças móveis, como engrenagens e freios.

5. Enxaguar tudo

Lavar a bicicleta com água e, em seguida, certificar de que removeu toda a sujeira, escovar novamente antes de enxaguar, se necessário.

6. Lustrar a bicicleta

Usar um pano para absorver o excesso de água e, em seguida, polir o quadro com polidor de silicone, evitando os freios e superfícies como aros e rotores de freio a disco. Lustrar a bicicleta com uma toalha de papel ou um pano macio. Isso também ajuda a impedir que a lama cole quando estiver andando de bicicleta.

7. Lubrificar a corrente

Lubrificar a corrente segurando a garrafa e pingando-a firmemente na corrente enquanto gira os pedais para trás. Limpar qualquer excesso e borrifar os componentes de aço com lubrificante de PTFE, evitando as superfícies de frenagem.

Fonte
Terra


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito