Resultados de busca
Como tirar a primeira habilitação
É importante destacar que a primeira habilitação consiste em uma permissão

É importante destacar que a primeira habilitação consiste em uma permissão. Isso significa que, antes da CNH, o condutor recebe a PPD (Permissão Para Dirigir).
Essa permissão é provisória, durando 12 meses após a conclusão do processo. Somente depois desse período é que o condutor pode solicitar seu documento definitivo.
Para isso, é preciso tomar cuidados redobrados no trânsito, pois existem regras previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para a troca da PPD pela CNH.
O órgão responsável pela organização dos cursos de primeira habilitação é o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito). Esse curso é necessário para quem não é habilitado e deseja conduzir veículos automotores e/ou elétricos.
É preciso ir até um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência e dar abertura ao processo.
A etapa seguinte consiste na realização do exame de aptidão física e mental, que também chamamos de exames médicos. O candidato passa por alguns testes, como o de visão, por exemplo, e também pelo psicotécnico.
É interessante ressaltar que apenas médicos e psicólogos credenciados pelo DETRAN estão autorizados a aplicar os testes dessa etapa do processo.
Aprovado nesses testes, você estará pronto para dar início à fase de aulas teóricas. Que são realizadas no CFC com um instrutor teórico. Esse é o momento de adquirir conhecimentos necessários à condução de veículos, tais como legislação, primeiros socorros, mecânica básica, relacionamento interpessoal, direção defensiva e meio ambiente e cidadania.
Quando o futuro condutor conclui a carga horária do curso teórico, ele está pronto para passar pelo teste teórico. A prova é preparada e aplicada pelo DETRAN, nos postos de aplicação.
As aulas no simulador de direção são opcionais, após o termino das mesma, o candidato chegará a fase final com as aulas práticas.
Agora é hora as aulas práticas, cada aluno recebe atenção de um instrutor prático, o qual ensinará noções básicas de direção.
Ao final do curso prático, é necessário agendar a data do exame prático de direção. Com isso, é importante estar no local e hora marcados e não se atrasar para fazer a prova. O exame é realizado junto com um avaliador do DETRAN. Isso porque não é o próprio instrutor do CFC quem avalia a prática do seu aluno.
O exame prático é a última fase do processo. Caso seja reprovado, o futuro condutor pode marcar uma nova prova após a passagem de alguns dias. Se for o caso, é possível marcar mais aulas antes de fazer um novo exame.
Fonte
Doutor Multas