Notícias
| Postado em 05 de dezembro de 2019 às 11:22

Compromisso com a Vida – Famila X Escola X Governo

Por Redação Portal

Compromisso com a Vida –  Famila X Escola X Governo


O compromisso com a criança e o trânsito envolve essa
s 03 vertentes, que devem falar a mesma língua, cada um com seu grau de responsabilidade, com isso existem ações a serem tomadas:

A Família: é dever dos pais educar as crianças para serem adultos melhores, mas para isso tem que ser bons modelos, pois eles registram tudo, deixando bem claro que as atitudes corretas é devido a responsabilidade com a VIDA dele e das outras pessoas no trânsito e não devido a punição, pois elasestão estabelecendo conceitos do que é normal, e os itens abaixo devem ser evitados:

1) Não parar em fila dupla nas escolas;
2) Não falar ao celular enquanto dirigem;
3) Atravessar com eles na faixa de pedestre;
4) Evitar receber multas, pois punições são derivadas de atitudes erradas;
5) Dependendo do veículo, usar os equipamentos de segurança;
6) Não jogar lixo para fora do carro
7) Não protege-la no carro com cadeirinha e cinto, e tantas outras.

A Escola: como a escola ajuda na socialização, também poderá contribuir com o respeito aos outros, pois cada um no futuro terá um posicionamento no trânsito, pois enquanto crianças são pedestres e passageiros, o que também requer comportamentos regrados para isso. A escola também tem o dever de passar as noções básicas de segurança no transito (Art.76 do CTB), podendo ser incluída como tema transversal e inserido inclusive em toda a grade, pois envolve meio ambiente, cidadania, respeito, estatística, normas, e muitos outros conceitos a serem explorados. Também deixando claro que o direcionamento não é a infração, mas o sentido da VIDA.

Governo: com certeza o governo tem um papel primordial no desenvolvimento da criança, mas são eles que ditam as diretrizes, sendo municipal, estadual ou federal na educação das crianças. Então iniciativas não podem deixar de existir e renovar, atualizando e inovando com palestras, cursos, minicidades, peças de teatro dando um apoio aos pais e as escolas para que a criança sintam seres atuantes na construção de um novo trânsito.

É com essa somatória de pais, escola e governo, dando uma educação de qualidade para nossas crianças, poderemos pensar que nosso trânsito tem esperança de paz, menos acidentes, e valorização da VIDA. Cabe a cada um fazer o seu papel, você já sabe qual é o seu?

Valéria Penatti

@coachingtransito

Trânsito & Educação

(19) 997417-7465

0 0 vote
Article Rating

Fonte



Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito