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Concessionária faz campanha para motociclista sobre alterações do CTB
Por Redação Portal
De acordo com a Rota do Oeste, em 2020, 22% das ocorrências na BR-163 tiveram envolvimento de motos
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As alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor nessa semana, algumas penalidades com foco nos motociclistas ficaram mais leves, mas os condutores deste tipo de veículo devem redobrar a atenção e os cuidados com a segurança, principalmente quando forem trafegar em rodovias.
Sendo assim, de acordo com levantamento realizado pela concessionária Rota do Oeste, em 2020 as motocicletas estiveram presentes em 21% das ocorrências atendidas na BR-163, embora tenham uma pequena participação no fluxo de veículos representando 2%. Considerando somente os acidentes com motociclistas, em 22% das situações os ocupantes deste tipo de veículo ficaram ilesos e em 78% dos casos tiveram feridos ou mortos.
Segundo o gerente de Operações da concessionária, Wilson Ferreira, chama a atenção para as duas condutas que tiveram a penalidade abrandada: uso dos faróis durante o dia e a condução sem o capacete de segurança. Antes, as condutas eram consideradas gravíssimas e agora passam a ser infrações médias, com multa no valor de R$ 130,16. Em contrapartida, a adoção de vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran passou de infração leve para média.
“Alertamos ao motociclista que a vida dele e de quem trafega na garupa é muito mais importante que o valor de uma multa. Não é porque reduziu o valor da multa, que devemos descuidar da nossa segurança e de terceiros. O levantamento da concessionária demonstra claramente o alto percentual de feridos em acidentes com motos. Por isso, estamos sempre reforçando a importância dos cuidados, da obediência às leis de trânsito e o respeito à vida”, comenta.
Crianças x moto
Outra mudança no CTB é relacionada ao transporte de “crianças menores de dez anos de idade ou que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança”. A conduta é considerada gravíssima com penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir. A autoridade de trânsito pode também reter o veículo até regularização e recolher o documento de habilitação.
Ferreira volta a reforçar sobre a necessidade de evitar condutas que contrariam as leis, sempre lembrando que todo trabalho é voltado à proteção. “A concessionária sempre faz alertas e orientações por entender a importância da conscientização no processo de educação no trânsito. Entendemos que muitas famílias não têm outro meio de transporte, mas isso não justifica o transporte inadequado de uma criança. Já tivemos ocorrências muito marcantes envolvendo inclusive um recém-nascido na rodovia”, lembra.
Ocorrências mais comuns
O relatório da empresa aponta que os três acidentes com motocicletas mais comuns são as quedas (36%), as colisões transversais (22%) e as traseiras (12%). Os tipos de ocorrências demonstram a conduta em desacordo com as normas de segurança associada à falta de cuidado para trafegar em uma rodovia com movimento intenso como a BR-163.
“As quedas e as colisões transversais e traseiras demonstram um excesso de confiança e a falta de atenção do condutor da motocicleta, que muitas vezes trafega em alta velocidade, realizando manobras inadequadas e inseguras para uma rodovia, ou mesmo um tráfego normal, e a falta de vigilância no momento de acessar a pista. Normalmente as colisões transversais são reflexo de uma conduta que alia a velocidade em desacordo com a via, a inobservância do fluxo de veículos e as manobras impróprias, como passar por cima de canteiros”, cita Ferreira.
Fonte
Com informações da Assessoria de imprensa da Rota do Oeste
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