Resultados de busca
Confira os equipamentos que se tornarão obrigatórios este ano de 2020
Por Redação Portal
Entre os que entram pela primeira vez estão: controle eletrônico de estabilidade e aviso de cinto de segurança não afivelado
![Confira os equipamentos que se tornarão obrigatórios este ano de 2020](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Teste-e1577813608275.jpg&w=606&h=403)
Este ano será importante para os compradores de automóveis no que diz respeito à segurança porque, a partir deste mês, haverá diversos equipamentos que se tornarão obrigatórios.
Como é praxe entre os fabricantes e os legisladores, a obrigatoriedade acontece em duas etapas: na primeira, ela é exigida apenas para os novos modelos e somente depois passa a valer para todos os carros.
Em 2020, portanto, haverá equipamentos que serão obrigatórios pela primeira vez e outros que já chegam na segunda etapa, em definitivo.
Entre os que entram pela primeira vez estão: controle eletrônico de estabilidade e aviso de cinto de segurança não afivelado.
Entre os que já eram obrigatórios para veículos novos e agora se tornam universais estão: sistema de fixação de cadeirinhas Isofix e cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
Controle eletrônico de estabilidade
Esse sistema é responsável por corrigir a trajetória do carro que começa a ficar desgovernado freando as rodas de forma seletiva e independente.
Seu nome varia entre os fabricantes. O mais popular é ESP. Mas ele também atende por ESC, VSC, VSA, AFU etc. Em gera, vem acompanhado de outros sistemas como controle de tração e auxiliar de partida em rampa.
O ESP entra agora nos carros novos e se torna obrigatórios para todos modelos a partir de 2022.
Alerta para cintos de segurança não afivelados
O uso do cinto de segurança é obrigatório e todos deveriam estar atentos a isso. Mas como o seguro morreu de velho, o sistema de alerta é sempre bem-vindo.
Estima-se que os cintos de segurança reduzam em até cinco vez o risco de morte em um acidente, além de atenuar em até 80% a gravidade dos ferimentos.
Esse dispositivo se torna obrigatório agora e vira universal a partir de 2021.
No grupo de equipamentos que já era exigido nos lançamentos e se tornam necessários em todos os modelos a partir de 2020, estão: sistema de fixação de cadeirinhas Isofix e cintos de três pontos e encosto de cabeça,
Alerta para cintos de segurança não afivelados
O uso do cinto de segurança é obrigatório e todos deveriam estar atentos a isso. Mas como o seguro morreu de velho, o sistema de alerta é sempre bem-vindo.
Estima-se que os cintos de segurança reduzam em até cinco vez o risco de morte em um acidente, além de atenuar em até 80% a gravidade dos ferimentos.
Esse dispositivo se torna obrigatório agora e vira universal a partir de 2021.
No grupo de equipamentos que já era exigido nos lançamentos e se tornam necessários em todos os modelos a partir de 2020, estão: sistema de fixação de cadeirinhas Isofix e cintos de três pontos e encosto de cabeça,
Cintos de três pontos e encosto de cabeça no banco traseiro
Esses equipamentos seguem o mesmo cronograma do sistema Isofix, se tornando obrigatórios para todos os ocupantes de todos os veículos a partir deste ano.
O cinto de três pontos é um importante elemento de retenção das pessoas em caso de acidente. De acordo com uma pesquisa norte-americana, o cinto de três pontos reduz as fatalidades em 58%, contra 48% do cinto convencional de dois pontos.
O encosto de cabeça tem vital importância na proteção do pescoço e da coluna cervical das pessoas em caso de colisão traseira, evitando o chamado efeito chicote.
Outros dispostivos
Outros dispositivos estão em estudo no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como sistema autônomo de frenagem de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa. Mas, sem definições até o momento.
Dentro do programa da indústria Rota 2030, porém, a Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, divulgou um calendário para a chegada de novas tecnologias de segurança.
Segundo a entidade, além dos equipamentos que chegam este ano, haverá mais novidades para os próximos.
Entre as que serão introduzidas em 2021 e se tornarão obrigatórias para todos os veículos, a partir de 2023, há: faróis diurnos, indicadores de direção laterais e luz indicadora de frenagem de emergência.
Fonte
Quatro Rodas
Deixe sua reação
Deixe seu comentário