Fortune Mouse
Poluição
| Postado em 30 de abril de 2020 às 3:00

Coronavírus pode ser transmitido pela poluição?

Por Redação Portal

Transmissão por gotículas liberadas por usuários infectados já é uma certeza.

Coronavírus pode ser transmitido pela poluição?
Reprodução

“O que é verdade de dia pode não ser mais de noite: essa é uma das lições do novo coronavírus”, afirmou o chefe de pneumologia do Samaritano à Autoesporte. Entender como funciona de fato a Covid-19 tem sido um grande desafio para a medicina e para a ciência. Pudera, é algo muito novo e de proporção pandêmica.

Transmissão por gotículas liberadas por usuários infectados já é uma certeza, mas a discussão que está em pauta no momento é se o vírus pode ser transmitido pelo ar.

No mês de abril três importantes publicações indicaram que o coronavírus poderia ter um novo meio de transmissão: o aéreo. O principal fator que sustenta essa tese é de que esses casos são registrados em cidades com alto grau de poluição, geradas por automóveis e indústrias.

Autoesporte procurou especialistas para entender como essa possível nova transmissão do vírus pode acontecer.

A Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, publicou um artigo no jornal britânico The Guardian. A matéria dizia que 78% das mortes por Covid-19 ocorridas em 66 regiões da Itália, Espanha, França e Alemanha ocorreram em regiões muito poluídas.

Nesta semana a renomada revista britânica Nature divulgou outro estudo relacionado. Partículas do vírus podem permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e fechados, o que faz com que o contágio seja relativamente maior. Na China foram encontradas partículas suspensas da Covid-19 em dois hospitais e em áreas públicas próximas com índice alto de poluição.

Por fim, a Sociedade Italiana de Medicina Ambiental (SIMA) mostrou que a poluição atmosférica pode ter tido um papel significativo na propagação do surto de Covid-19 no norte da Itália. A poluição aérea causa inflamação prolongada em vários órgãos humanos, especialmente no trato respiratório e isso pode ter auxiliado na propagação do vírus.

“Assim, além das já conhecidas rotas de transmissão da Covid-19, é possível que a inalação de material particulado tenha algum papel na disseminação da doença, uma vez que quadros infecciosos podem estar relacionadas à inalação de agentes infecciosos adsorvidos a PMs (materiais particulados)”, afirma Dr. José Miguel Chatkin, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

Trânsito na Avenida 23 de Maio em São Paulo (Foto: OSWALDO CORNETI / FOTOS PÚBLICAS)
Trânsito na cidade de São Paulo é um dos piores do mundo (Foto: OSWALDO CORNETI / FOTOS PÚBLICAS)

Esses PMs (material particulado, particle material em inglês) são de vários tamanhos. O especialista diz que através de PMs ultrafinos podem ocorrer o transporte do coronavírus desde as regiões traqueobrônquicas, mais centrais na anatomia do pulmão, até as zonas mais periféricas.

“O que se tem até o momento é que os vírus podem ficar adsorvidos na superfície destas partículas e que a inalação de PM poderia contribuir de alguma forma na disseminação da Covid-19. Este mecanismo poderia ter maiores implicações em países ou cidades com maiores taxas de poluição ambiental”, explica.

Por outro lado, a diminuição dos índices de poluição aérea como consequência do isolamento social, a chamada quarentena, pode também ter influído na diminuição da gravidade do surto em muitas cidades ou regiões. Uma vez que a poluição diminuiu e a qualidade do ar aumentou.

Mapa da qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo (Foto: Divulgação)

Essa qualidade teve um salto enorme no final de março até o meio de abril, porém, nas últimas duas semanas voltou a apresentar piora. Em São Paulo, a quarentena oficial começou no dia 23 de março. De acordo com os índices de qualidade do ar das mais de sessenta estações de monitoramento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), os indicadores estavam muito abaixo da média para essa época do ano.

Dr. Mauro Gomes, chefe de equipe da Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo, reforça que o vírus ainda é muito novo e muitas descobertas ainda serão feitas. As formas de transmissão que existem concretizadas são via de perdigotos e aerossóis, como espirro, tosse e contato próximo com alguém contaminado, por exemplo.

Por via aéreas, transmitidos por poluição, ainda estão em fase de estudo, mas a prevenção deve ser a maior possível, pois esses estudos pelo mundo estão comprovando que essa pode ser uma chance real de transmissão.

Ruas de São Paulo vazias por conta da Covid-19 (Foto: André Schaun/Autoesporte)
Ruas de São Paulo vazias por conta da Covid-19 (Foto: André Schaun/Autoesporte)

“Usem máscaras, isso é fundamental. Independente do meio de transmissão, as pessoas sempre devem estar de máscara em locais públicos. Quem está andando de carro também deve manter a máscara no rosto, não é preciso ficar paranoico se o vidro estiver aberto, mas se circular com ele fechado a segurança é mais garantida”, alerta o pneumologista.

Em comunicado à Autoesporte sobre pesquisas no Brasil referentes à transmissão aérea do vírus, o Ministério da Saúde diz que acompanha de perto os estudos da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) sobre as medidas de distanciamento social nos diversos estados e a transmissão da Covid-19.

Nessa análise, estão sendo considerados dados de poluição do ar e de variáveis climáticas. E que acompanham outros estudos que melhor elucidem o impacto da redução da poluição atmosférica nos riscos de agravamento do vírus.

Ruas de São Paulo vazias por conta da Covid-19 (Foto: André Schaun/Autoesporte)
Fluxo que era considerado baixo há 15 dias voltou a aumentar nas últimas semanas (Foto: André Schaun/Autoesporte)

Outro estudo liderado pela Dra. Francesca Dominici, pesquisadora da Universidade de Harvard, avaliou 3.080 localidades nos Estados Unidos e encontrou relação de altos níveis de poluição, com maiores taxas de mortalidade ou doença mais graves. Os resultados ainda estão em análise, mas eles podem provar que certas regiões do país podem ter sofrido com disseminação do vírus por vias aéreas.

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito