Cortina
| Postado em 16 de março de 2020 às 4:30

Cortina promete deixar cabine do carro livre do sol

Por Redação Portal

Com tamanho único (110 cm x 52 cm), é feita de tecido elástico e vazado, o que permite abrir a janela mesmo após ser colocada, para ajudar na ventilação, e se encaixa em quase todos os veículos de quatro portas.

Cortina promete deixar cabine do carro livre do sol
Reprodução

Viajar de carro com as crianças em dias ensolarados requer cuidados extras com a pele delas.

Para isso, cada um dá o seu jeito: uns prendem o pano ao vidro, outros grudam telas de proteção solar na janela. Mas o problema é que sempre fica um vãozinho por onde o sol passa.

Pensando em fechar essa brecha, a cortina universal Black Out é uma boa sacada: ela literalmente veste a porta do automóvel, prometendo bloquear até 80% dos raios ultravioleta.

Com tamanho único (110 cm x 52 cm), é feita de tecido elástico e vazado, o que permite abrir a janela mesmo após ser colocada, para ajudar na ventilação, e se encaixa em quase todos os veículos de quatro portas.

Para conferir sua eficiência, convidamos o professor Claudio Hiroyuki Furukawa, do Laboratório de Demonstrações do Instituto de Física da USP, que mediu seu poder de proteção antes e depois da instalação da Black Out na porta de um Toyota Etios Hatch 2018.

Munido de um medidor de radiação ultravioleta, fizemos o teste tanto com o vidro aberto quanto fechado. Primeiro avaliamos o vidro aberto sem cortina.

Numa escala de 10 níveis de indicação (baixo, 0 a 2; moderado, 3 a 4; alto, 5 a 6; muito alto, 7 a 8 e extremo, 9 a 10), o físico registrou o nível 8 (muito alto).

Depois, instalamos a tela: caiu para 2 (baixo). “A taxa de atenuação, ou incidência de raios ultravioleta, baixou de 8 para 2, o que significa uma redução de 75% da radiação UV”, explica o físico.

Mas como a maioria dos motoristas deve usar a cortina na estrada com o vidro fechado, comparamos nessa condição. Primeiro, sem a cortina: o vidro fechado por si registrou impressionantes 2.

Ou seja, apenas vidro fechado sozinho protege o mesmo que o vidro aberto com a cortina. Com janela fechada coberta pela cortina, o medidor marcou índice 0, ou seja, protegeu contra 100% dos raios UV.

Para compreender o que isso significa, saiba que uma boa película automotiva, popularmente chamada de Insulfilm, bloqueia até 99% dos raios UV. Porém, ela custa, em média, R$ 800 colocada em um sedã médio (todos os vidros).

Já o kit de duas unidades da Black Out é bem mais barato (custa R$ 89,90), mas vai proteger uma área menor.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Quatro Rodas


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito