Informativo
| Postado em 11 de fevereiro de 2020 às 11:45

Deficiente auditivo, pode dirigir?

Por Redação Portal

Não só os portadores de deficiência auditiva, mas todas as pessoas que possuem limitações físicas que não reduzam a competência para conduzir um veículo podem obter a CNH

Deficiente auditivo, pode dirigir?
Reprodução

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil vivem cerca de seis milhões de pessoas com redução da acuidade auditiva, e muitos deles não dispõem de uma carteira de habilitação, a CNH. Isso acontece devido à falta de informações.

O que muitas pessoas não sabem é que, os deficientes auditivos podem possuir uma Carteira Nacional de Habilitação, basta ser aprovado nos exames realizados pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado.

Não só os portadores de deficiência auditiva, mas todas as pessoas que possuem limitações físicas que não reduzam a competência para conduzir um veículo podem obter uma CNH. Os carros inclusive podem ser adaptados para trazer mais segurança e conforto para o condutor.

Como é feito o processo?

Para que o deficiente auditivo possa solicitar a CNH especial, ele necessita ter mais de 18 anos e ter sido alfabetizado. Em posse de seus documentos é preciso que a pessoa agende uma consulta em qualquer clínica credenciada pelo DETRAN e realize os exames médico e psicotécnico próprio para deficientes.

Assim que o resultado do exame é divulgado, o deficiente auditivo faz a matrícula em uma autoescola credenciada pelo Detran.

Como os automóveis são identificados?

É necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez -uma exigência pouco conhecida.

O símbolo serve para alertar os demais motoristas de que o condutor do veículo é portador de deficiência auditiva, o que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no trânsito.

Fonte
Auto Esporte/A&R


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por João Eduardo Moraes de Melo

O Coronavírus e os acidentes de trânsito

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito