Resultados de busca
Detran do RS diz que instrutores autônomos ainda não estão autorizados a atuar no Estado
Um dos pontos que ainda gera dúvidas entre os candidatos a tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul é a escolha por instrutores autônomos.
A nova regulamentação nacional, que passou a valer no começo de janeiro, prevê a possibilidade de realização de aulas práticas com esses profissionais, sem a necessidade de agendamento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
No entanto, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) afirma que os instrutores autônomos ainda não estão autorizados a atuar no Estado. Portanto, mesmo que o candidato contrate esse tipo de profissional, as aulas não poderão ser registradas no sistema até a publicação do regramento regional.
Em nota enviada a Zero Hora nesta quinta-feira (29), o órgão informa que as especificações para a atividade serão divulgadas “nas próximas semanas”, sem especificar prazo.
Reforça ainda que, até a publicação do novo regramento, “a orientação é que os candidatos à habilitação realizem as aulas práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC), com instrutores vinculados a essas empresas”.
Por fim, segundo o departamento, “caso o candidato queira realizar as aulas com um instrutor autônomo, deve, portanto, aguardar a implementação da normativa do Detran-RS que autorizará essa prática”.
Confira a nota na íntegra:
“A atuação de instrutores autônomos para aulas de habilitação ainda não está autorizada no Estado do Rio Grande do Sul. O Detran RS está trabalhando de forma intensificada para a divulgação, nas próximas semanas, de um regramento para essa atividade. Até lá, a orientação é que os candidatos à habilitação realizem as aulas práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC), com instrutores vinculados a essas empresas. Caso o candidato queira realizar as aulas com um instrutor autônomo, deve, portanto, aguardar a implementação da normativa do Detran RS que autorizará essa prática.”
Fonte
GZH