Resultados de busca
Detran-RS lança escola de trânsito online
Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos

Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos, o Detran-RS lançou, nesta terça-feira (14/7), a Escola Pública de Trânsito Online. A criação da escola foi anunciada em setembro do ano passado pelo governador Eduardo Leite com o objetivo de ser um espaço físico completo. Em função da pandemia e das medidas de distanciamento social, a autarquia lança, neste primeiro momento, a versão online, que pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br.
“A missão da escola é promover a educação para o trânsito fundamentada em princípios éticos que contribuam para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência coletiva e a construção de uma cultura de preservação da vida”, explica a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga. “Quando houver segurança e as medidas sanitárias permitirem, poderemos inaugurar a versão física da escola com sua Ônibus, que levará os alunos até as aulas, mas a vida não pode esperar e temos que nos adaptar a essa nova realidade.”
Inscrições abertas
Neste 14 de julho, já estão abertas inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral.
Ensino sem distância e interatividade
Além desses cursos que necessitam de inscrição, o site dá livre acesso ao conteúdo do material Ensino sem Distância, que tem como público-alvo os instrutores de trânsito e diretores de ensino dos CFCs. Nesta área é possível encontrar orientações sobre o que é ensino remoto, quais são seus fundamentos, requisitos e propósitos, diferenciando-o do ensino presencial e oferecendo sugestões de interação com o aluno, mantendo a atenção, o interesse e a participação. O material está disponível no menu “Interatividade/EscolaFlix”.
A Escola Online oferece também farto material interativo, com conteúdo e subsídios pedagógicos em diversos formatos. O Drop escola traz pequenos vídeos com objetivo de oportunizar discussão sobre trânsito e disseminar conhecimento para a população em geral. O Escolacast será composto de podcasts com a participação de convidados e especialistas com o intuito de disseminar o novo paradigma de cidade para as pessoas. O Escolaflix será um espaço de minicursos livres, seminários gravados e vídeos com conteúdo já abordados nos cursos online e nos demais espaços da interatividade. Por fim, a Revista Escola do Detran-RS, de periodicidade semestral, terá editorial da instituição, publicações de artigos, opiniões, resenhas e destaques de ações realizadas pela sociedade.
Outros cursos
Além dos cursos com inscrições abertas, a escola oferecerá em breve o Percurso de bike, para orientar sobre a bicicleta como meio de transporte; o Recalculando a Rota… a pé, sobre os benefícios dos deslocamentos a pé; o Orquestrando, para estimular o diretor de Ensino do CFC a qualificar a gestão pedagógica; o Espaço Jari, para capacitar relatores à realização do julgamento de recursos de infração de trânsito; e o Aluno difícil ou dificuldade do aluno?, com o objetivo de instrumentalizar instrutores de trânsito a compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de habilitação. Outros cursos ainda estão em desenvolvimento e serão lançados em breve.
Redes sociais
A Escola também está presente no Instagram – basta procurar por escoladetranrs. Na rede social, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos sobre segurança no trânsito e informações sobre os cursos oferecidos.
Fonte
Detran-RS