Pernambuco
| Postado em 09 de março de 2020 às 10:12

Dia da Mulher comemorado com conscientização no trânsito

Por Redação Portal

No local, psicólogas cadastradas pelo órgão orientaram os condutores sobre boas práticas, no sentido de evitar acidentes

Dia da Mulher comemorado com conscientização no trânsito

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam que aproximadamente 90% dos acidentes no trânsito acontecem por falha humana. Em um país com tão altos índices de violência diária contra a mulher, a probabilidade de que ela saia ao volante abalada, fisicamente e/ou psicologicamente, é grande.

Consequentemente, a de acontecer algum problema, também. Por isso, no Dia da Mulher, o Detran-PE, por meio da Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, realizou a Operação Prevenção “Segundos que Salvam Vidas”, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

No local, psicólogas cadastradas pelo órgão orientaram os condutores sobre boas práticas, no sentido de evitar acidentes. Além disso, em parceria com a Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – CEASA, distribuíram rosas e entregaram material contendo dicas de como evitar conflitos no trânsito.

 Segundo Nilza Lúcia, profissional de psicologia participante da ação, fatores ambientais realmente interferem no estado emocional e podem trazer consequências.
“O trânsito faz parte do contexto social e isto pode refletir em um comportamento inadequado ao volante”, afirma, destacando, ainda, a necessidade de se dirimir o preconceito contra a motorista do sexo feminino. “Infelizmente, ainda temos a velha máxima ultrapassada e preconceituosa de ‘mulher no volante, perigo constante’. A gente precisa desmistificar isso. Afinal, a mulher é mais cuidadosa, zelosa, atenciosa e se envolvem menos em acidades. É preciso desconstruir este estigma de que ela é um ser mais suscetível já que as estatísticas mostram justamente o contrário”, afirma.
Adriana Santos, nutricionista, 49 anos, aprovou a ação. “Todo mundo hoje é muito intolerante no trânsito. Então, vale um momento de reflexão para que as pessoas sejam mais pacientes, entendam mais a necessidade do outro e não sejam tão precipitadas, impulsivas.
Todo mundo tem problemas e as mulheres, então, com as costumeiras três jornadas de trabalho, mais ainda, e isso pode se refletir no trânsito em algum momento”, opina.
Exercício físico e diversão para mulheres de todas as faixas etárias
O cuidado com o psicológico, muitas vezes também passa pelo cuidar da saúde física, primeiramente. Para um grupo de mulheres do município de Moreno, o Dia da Mulher foi mais uma oportunidade de colocar esta máxima em prática. Cerca de 80 residentes do município estiveram no Parque Dona Lindu fazendo atividades físicas no Dia da Mulher. Participantes do projeto Moreno em Movimento, da administração municipal, elas fizeram seus exercícios em um local diferente na data especial: pertinho do mar.
0 0 vote
Article Rating

Fonte
Diário de Pernambuco


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito