Notícias
| Postado em 16 de novembro de 2019 às 9:40

Dia Mundial em Memória das Vítimas do trânsito reflete sobre preservação da vida

Por Redação Portal

O tema deste ano é "A vida não é uma peça de carro"

Dia Mundial em Memória das Vítimas do trânsito reflete sobre preservação da vida

Em 2019, o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito será lembrado no dia 17 de novembro. A data é recordada anualmente no terceiro domingo do mês. Mais do que um dia no calendário, trata-se de um momento de reflexão dos motivos que levam tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo.

Neste ano, as ações serão realizadas ao redor do tema “A vida não é uma peça de carro”. O slogan foi definido pela Federação Europeia de Vítimas de Trânsito (FERV), que trabalha para a prevenção de acidentes e no fortalecimento de contatos e na colaboração entre associações de vítimas de trânsito de vários países.

A campanha provoca uma reflexão no sentido de que não é possível comprar, trocar ou consertar uma vida perdida. Neste dia serão homenageadas as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos, equipes de emergência, policiais e profissionais médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

De acordo com o Relatório Global sobre o estado da segurança viária, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, o número de mortes no trânsito chega a 1,35 milhão por ano, ou seja, cerca de 3.700 pessoas morrendo em estradas do mundo todos os dias.  Os dados relatam que, no Brasil, a cada hora, quatro pessoas morrem no trânsito.

Campanha – O Dia em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito surgiu em 1993, pela Road Peace, organização do Reino Unido, com o objetivo de chamar a atenção para os desastres que tiram a vida de milhões de pessoas todos os anos no mundo. Desde então, a data é também promovida pela Federação Europeia de Vítimas de Trânsito e suas organizações associadas. Em 2005, a Organização das Nações Unidas adotou a data para mobilizar países de todo o mundo para lembrar essas vítimas e também conscientizar sobre os prejuízos de toda ordem com os acidentes trágicos nas ruas e estradas de todo País.

Fonte
DNIT


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Agente de trânsito

Bolsonaro inclui agentes de trânsito em novo projeto de liberação de porte ...

O novo projeto de porte de armas enviado ao Congresso inclui os agentes de trânsito nas categorias...

Notícias

MP que extingue o DPVAT é questionada no STF

A Medida Provisória 904 do governo Jair Bolsonaro que dá fim ao DPVAT – seguro obrigatório ...

Recall

Hyundai chama i30 para recall; airbags podem se abrir com impactos em ...

A Hyundai anunciou um recall envolvendo 112.585 unidades do i30 de primeira geração, feitos...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas