Resultados de busca
Dicas de convivência entre caminhoneiros e motoristas
A convivência entre caminhoneiros e motoristas pode ser bem conturbada mas evitar esses conflitos é importante

É comum encontrar desentendimentos entre motoristas de caminhão e de carros. Desde sempre, a convivência entre eles pode ser bem conturbada e, para quem trabalha com o transporte de cargas, evitar esses conflitos é importante.
Afinal, um dos segredos para garantir uma melhor qualidade de vida quando se é caminhoneiro é ter mais tranquilidade durante a viagem. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo com 5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros. Veja quais são elas a seguir.
- Fique atento a velocidade dos veículos
Em alguns casos os carros podem ser bem mais rápidos do que parecem, por isso, fique atento na hora de trocar de faixa.
Não se engane: por mais que um carro pareça distante pelo retrovisor, até que você realize a troca de faixa, ele pode estar em cima de você.
Do mesmo jeito que alguns veículos e motoristas são mais ágeis do que parece, outros são menos. Por isso, se você estiver dirigindo em uma maior velocidade e avistar um carro a sua frente, o mais recomendado é desacelerar.
- A maioria dos motoristas de carro não é profissional
A maioria dos motoristas de carro não possui a experiência e habilidade que os caminhoneiros profissionais.
Por isso, é fundamental ter paciência com motoristas de veículos de passeio. Até porque, de acordo com o artigo 29 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, a segurança dos veículos menores é de responsabilidade dos veículos maiores.
- Todos os motoristas podem se estressar
Está mais do que comprovado que motoristas de caminhão estão mais propensos ao cansaço e a situações de estresse.
No entanto, eles não são os únicos, e muitas pessoas que conduzem carros por estradas ou rodovias podem ter um perfil parecido com os dos caminhoneiros.
Por isso, é importante ter paciência e empatia com os demais motoristas.
- Não conte apenas com a sorte
Segundo a CNT – Confederação de Nacional de Transporte, anualmente acontecem cerca de 50 mil acidentes de trânsito no Brasil, e a maioria deles envolvem caminhões. E qualquer colisão ou problema com um caminhão, ou uma carga pode gerar um prejuízo imenso.
Por isso, além de estar sempre muito atento a todos os problemas no trânsito é importante contar com um seguro de caminhão e/ou um seguro de carga sempre.
- Mantenha o veículo na faixa certa
O correto é sempre manter o caminhão na faixa da direita, e o carro na faixa da esquerda. Fazendo isso, as chances de colisões ou desentendimentos serão bem menores.
Seguindo essas 5 dicas de convivência para caminhoneiros e motoristas de carros será bem mais simples conseguir mais tranquilidade e segurança durante as suas viagens. Lembre-se que os motoristas de carros são pessoas como você, com família e problemas.
Fonte
Blog do Caminhoneiro