O governador do Amapá, Clécio Luís, exonerou nesta segunda-feira (19), o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), Rorinaldo Gonçalves. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado poucas horas após o Ministério Público do Amapá (MP-AP) deflagrar a Operação Perda Total, que investiga fraudes em contratos de serviços de manutenção da frota de veículos oficiais do órgão.
Segundo o MP, a operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá e Santana. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 1 milhão em contas bancárias de cada um dos investigados, como forma de garantir eventual ressarcimento ao erário.
A investigação mira supostas irregularidades em contratos firmados para a manutenção da frota veicular do Detran, com indícios de superfaturamento e direcionamento de licitações. A apuração teve início após denúncias e análises de documentos que apontaram possível desvio de recursos públicos.
Em nota enviada à imprensa, Rorinaldo Gonçalves afirmou que a investigação se refere a um contrato firmado em 2018, anterior à sua gestão à frente do Detran. Ele declarou estar à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
A operação é conduzida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Macapá, com apoio da Polícia Civil.
Até o momento, o governo do Estado não anunciou o nome do novo diretor do Detran-AP.