Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 14 de março de 2025 às 8:18

Distribuidoras pedem suspensão da mistura de biodiesel no diesel por 90 dias

Distribuidoras pedem suspensão da mistura de biodiesel no diesel por 90 dias

Devido ao alto número de fraudes na mistura do biodiesel, atualmente regulamentado em 14%, no diesel vendido nos postos, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) fez um pedido à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para suspender a mistura obrigatória por 90 dias.

O movimento visa atuar contra o alto número de fraudes que acontecem na mistura, até que a ANP tenha mais condições de fiscalizar o diesel vendido aos consumidores.

De acordo com levantamentos realizados pelas empresas distribuidoras, até 37% do diesel vendido nos postos tem misturas irregulares, com percentuais de biodiesel menores do que os 14% obrigatórios atualmente.

Essa redução da mistura nas fraudes acontece para que o fraudador tenha um lucro maior na venda do diesel ao consumidor.

Atualmente, essa fraude pode gerar cerca de R$ 0,31 por litro para o fraudador, já que o valor médio do litro do biodiesel fica em cerca de R$ 1,60 acima do preço do litro do diesel tipo A, antes da mistura.

Se a ANP atender ao pedido das empresas distribuidoras, a obrigatoriedade da mistura cai por 90 dias, até que a agência compre novos espectrofotômetros, que permitem a realização de testes de mistura imediatamente, sem a necessidade de envio de amostras para laboratórios.

A ANP tem realizado mais fiscalizações, e chegou a fechar algumas distribuidoras por conta da mistura irregular, mas no momento só tem um equipamento para realização de testes em todo o país, o que é insuficiente.
Estatísticas das distribuidoras mostram que o consumo de diesel subiu no Brasil no início de 2025, enquanto o biodiesel teve vendas menores, o que indica que a mistura não esteja sendo feita da maneira correta.

Fonte
Blog do CaminhoneiroANP,

Tags


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito