Fortune Mouse
Documentos
| Postado em 09 de março de 2022 às 2:07

Documentos do veículo obrigatórios: saiba quais são e o valor das taxas

Por Redação Portal

Para ajudar os motoristas, o Portal TransitoWeb resumiu cada documento que o motorista precisa ter para conduzir um veículo. 

Documentos do veículo obrigatórios: saiba quais são e o valor das taxas
Reprodução

Saber conduzir um veículo não se resume apenas nas práticas da direção, porém em documentação regularizada que pode até confundir os mais experientes.

Para ajudar os motoristas, o Portal TransitoWeb resumiu cada documento que o motorista precisa ter para conduzir um veículo.

Confira

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que atesta que a pessoa está apta a conduzir seu carro. A CNH pode ser utilizada para identificação em todo território nacional.

Para ter a CNH, é preciso pagar as taxas referentes ao processo e passar por avaliações psicológica, física e mental. A etapa seguinte prevê um curso teórico na autoescola e uma prova para avaliar os conhecimentos adquiridos. Se aprovado, o interessado deve frequentar aulas práticas de condução veicular e passar pelo exame de direção.

O candidato aprovado nas avaliações receberá, em cerca de cinco dias úteis, a permissão para dirigir. A CNH definitiva será expedida após um ano da emissão se o condutor não tiver cometido infração de natureza grave ou gravíssima durante esse período. O motorista também não pode ter cometido infração de natureza média mais de uma vez.

Após tirar a carteira e o aluno tiver interesse em comprar um carro ele precisará emplacar o veículo.

Um carro novo só pode andar sem placa da concessionária até o posto de emplacamento do Detran, desde que o motorista esteja portando a nota fiscal do veículo. Rodar sem placa é infração grave, punida com sete pontos na carteira, multas, e apreensão do veículo em todo o país.

O emplacamento deve ser feito pelo proprietário no Detran do Estado onde será registrado o veículo.

Pagar taxa de lacração, taxa de registro de veículo, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);

Com os comprovantes e a documentação, levar o veículo ao posto do Detran para vistoria e emplacamento, onde serão emitidos o CRV (Certificado de Registro do Veículo – recibo de compra e venda) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

O que é o CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de porte obrigatório que permite o tráfego livre do veículo, válido em todo o Brasil.

Este documento é obtido assim que o proprietário do veículo faz o primeiro Licenciamento do carro. Nele, está registrado o Renavam e sua emissão é feita de acordo com cada Estado brasileiro. O CRLV é gerenciado pelo CONTRAN e DENATRAN.

O que é o CRV?

O Certificado de Registro do Veículo – recibo de compra e venda consiste na consulta online a dados do antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.

 

Fonte
Isabela Melo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x