Notícias
| Postado em 14 de novembro de 2019 às 8:26

DPVAT: presidente do Detran de Alagoas defende reformulação ao invés de extinção

Por Redação Portal

O seguro obrigatório DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica

DPVAT: presidente do Detran de Alagoas defende reformulação ao invés de extinção
Reprodução

O diretor presidente do Detran Alagoas, Adrualdo Catão, defendeu que o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) não deve ser simplesmente extinto, a partir de 2020, como prevê a polêmica Medida Provisória publicada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“O modelo atual é falho e acho que precisa ser revisto, trocado por um modelo que permitisse alguma concorrência, um livre mercado. Acho que o modelo de seguro obrigatório, a princípio, até que me provem por estudos mais fundamentados, não devia ser abolido simplesmente”, analisou Catão.

Frisando que o seguro pode ser aperfeiçoado ou trocado por um “modelo mais aberto, respeitando uma maior concorrência e dando mais opções ao consumidor”, o presidente do Detran argumentou que o DPVAT não deveria ser extinto sem que antes ficasse demonstrado que ele é ineficaz ou causa mais problemas que soluções.

“Se o modelo atual está gerando mais custos que benefícios, acho que é lógico que precisa ser substituído ou mesmo extinto, mas isso ainda não está claro”, reforçou, em entrevista concedida ao jornalista Elias Ferreira, na Rádio CBN. “O consenso na área é que ele deveria ser reformulado… O modelo atual não é o melhor modelo. Mas há outro consenso de que a extinção por si só talvez não fosse a melhor medida”, completou.

Dados

O seguro obrigatório DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares por lesões causadas em acidentes de trânsito em todo o país. Segundo dados da Seguradora Líder, gestora do DPVAT, em 2018 foram pagas, somente em Alagoas, 668 indenizações.

O Governo Federal defende que a Medida Provisória visa evitar fraudes no DPVAT, assim como minimizar os custos de supervisão, fiscalização e regulação do seguro obrigatório por parte do poder público.

Fonte
Cada Minuto


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Embreagem

Embreagem está com problema? Sinais indicam hora da troca

É difícil estimar quanto tempo a embreagem de um carro dura, pois depende do peso do veículo...

Ciclista

Projeto de Lei exige treinamento específico de motoristas de ônibus para preservar ...

No dia 19 de março, o empresário Artur Vinícius Sales, de 43 anos, morreu após ser atropelado...

Atropelamentos

Trauma de João Pessoa registra 14 casos de atropelamentos durante o final ...

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas