Notícias
| Postado em 28 de maio de 2020 às 11:00

É preciso higienização constante na divisória de carro

Por Redação Portal

Divisória no carro ajuda a proteger contra coronavírus, mas precisa de higienização constante

É preciso higienização constante na divisória de carro
Divulgação

Uma barreira fixada entre motoristas e passageiros dentro dos carros começou a ser utilizada por locadoras e aplicativos de transporte no Brasil como modo para prevenir a transmissão do novo coronavírus.

Em meio à pandemia, Unidas e Cabify criaram variedades de película para a instalação entre os assentos dianteiros e traseiros dos veículos. A divisória ajuda a proteger contra a Covid-19, afirmaram infectologistas.

Mas os médicos também alertam que a barreira precisa ser higienizada constantemente durante o dia. Além disso, afirmam que soluções caseiras, feitas com material plástico finos e sem rigidez, podem trazer perigo pela dificuldade de limpeza.

“Não existe um estudo ainda sobre isso (as películas), porque é uma novidade, mas as barreiras dificultam por si só a transposição do vírus. Mas ele (coronavírus) tende a ficar na superfície, então não tocar o material é fundamental”, explica o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas.

Para os especialistas é importante a limpeza das películas. “Se for um material rígido, é algo interessante, desde que faça a higiene”, afirma Rosana Richtmann, médica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “A proteção é até maior para o motorista do que para o passageiro, porque é ele que está toda hora em contato com pessoas diferentes”.

“O ar condicionando e o ar quente, qualquer ventilação do veículo, também não devem ser utilizados. Eles projetam o vírus”, afirmou Gorinchteyn.

As películas de proteção de Cabify e Unidas têm características diferentes. Enquanto a da empresa de aplicativo é mais vedada, a da locadora de veículos tem a partes vazadas pelas laterais. Para os médicos, ambas são eficientes.

“Mesmo que ela seja levemente vazada, não haveria problema porque os vidros vão ser mantidos abertos. Então, a medida que o carro circula, a corrente de ar carregaria o vírus para fora”, explica o infectologista Jean Gorinchteyn.

Onde tem a barreira

Desde o início da pandemia de coronavírus, exemplos de proteção para motoristas e passageiros foram criados pelo mundo. Na China, motoristas do aplicativo Didi receberam divisórias de plástico para a prevenção da Covid-19 dentro dos veículos.

No Brasil, a Cabify começará a distribuição de sua divisória para motoristas do aplicativo na próxima semana nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Santos. De acordo com a empresa, o material é composto de um plástico de perfil grosso. O kit também virá com máscaras laváveis e álcool gel.

Fonte
Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito