Coronavírus
| Postado em 09 de abril de 2020 às 3:30

É seguro dar uma volta de carro durante a quarentena?

Por Redação Portal

A secretaria de comunicação do estado de São Paulo (Secom – SP) informou que não existem restrições quanto ao uso de veículo particular nessas situações.

É seguro dar uma volta de carro durante a quarentena?
Reprodução

A resposta é sim, caso você esteja indo ao mercado, farmácia ou qualquer outro lugar. Você pode usar o carro para sair na quarentena. A secretaria de comunicação do estado de São Paulo (Secom – SP) informou que não existem restrições quanto ao uso de veículo particular nessas situações.

Entretanto, a recomendação de todos os órgãos de saúde permanece sendo: fique em casa e não saia a menos que seja necessário. Se for preciso sair, o infectologista Rafael Malta, da Pró-Saúde, gestora de unidades de saúde, afirma que existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a contaminação.

“A ideia de sair com o carro próprio é sair sozinho ou com o menor número de pessoas. Se for sair com mais gente, tentar manter uma distância, colocar a pessoa no banco de trás”, comenta Malta. Também existem formas de se prevenir, com a higienização de partes específicas do carro, como maçanetas e volante.

Outra dica importante para quem vai dar carona para outros passageiros é andar com as janelas abertas e dispensar o ar-condicionado. “Com o vidro fechado, as gotículas podem passear pelo carro. Sozinho, não há motivo para isso” diz.

Para ele, o ideal é dar atenção a cada uma das etapas de limpeza e higienização das mãos e objetos que tocarmos. “O importante agora é prestar atenção em tudo que formos fazer e ter atenção redobrada nos procedimentos”, finaliza. Tanto para entrar quanto para sair do carro, é recomendado o uso de álcool 70% ou água e sabão neutro para limpar as mãos.

E se eu quiser dar uma voltinha?

É normal ficar um mais ansioso com o noticiário e acabar querendo sair um pouquinho para dar uma volta e se distrair em meio à pandemia do novo coronavírus. Para esses, Malta tranquiliza: “dentro do contexto de saúde mental, se a pessoa quiser dar uma espairecida, ela pode sair para dar uma volta, ver um ambiente aberto, desde que evitando estar em contato com outras pessoas dentro do carro, seguindo as recomendações de higiene”.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito