Distrito Federal
| Postado em 04 de fevereiro de 2020 às 3:51

Emplacamento de automóveis com a placa do Mercosul já pode ser realizado no Distrito Federal

Por Redação Portal

Os emplacamentos estavam interrompidos desde a última quinta-feira (30).

Emplacamento de automóveis com a placa do Mercosul já pode ser realizado no Distrito Federal
Reprodução

Começa nesta segunda-feira (3) o emplacamento de automóveis com a placa do Mercosul no Distrito Federal. O novo modelo é obrigatório para veículos novos ou em casos de roubo ou furto da placa, entre outros. Os emplacamentos estavam interrompidos desde a última quinta-feira (30).

Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran), o motivo foi a adequação do sistema de informática para o novo modelo. Com a mudança, o serviço não será mais realizado pelo Detran, mas por empresas credenciadas ao órgão. Até a última sexta-feira (31), quatro companhias já haviam sido autorizadas para prestar o serviço. Placa do Mercosul começa a ser utilizada no DF em fevereiro; veja detalhes Segundo o Detran, a expectativa inicial é de que os preços continuem os mesmos já praticados.

No entanto, o órgão não vai determinar o valor a ser cobrado pelas empresas, que terão liberdade para definir os preços. A nova placa é obrigatória nos seguintes casos: Primeiro emplacamento Mudança de categoria do veículo Roubo, furto, extravio ou dano da placa Mudança de unidade federativa Instalação de segunda placa traseira Diferenças A adoção do novo modelo segue resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deu prazo até 31 janeiro para que o DF e os estados se adequassem à regra. Este modelo de placas traz novos elementos de segurança como um QR code, emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil. Os símbolos são impressos em película refletiva, distintivo internacional do Brasil, além de diversas certificações internacionais. A placa também dispensa o uso do lacre.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
G1



Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito