Resultados de busca
Erro no sistema leva Detran-MS a suspender provas práticas
A implantação das novas regras para o exame prático de direção no Mato Grosso do Sul começou de forma turbulenta. Um erro no sistema levou o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) a suspender, sem aviso prévio, todas as provas práticas desta segunda-feira (26), deixando candidatos e instrutores sem qualquer previsão de retorno das avaliações.
O primeiro exame do dia, que marcaria a estreia do novo modelo de avaliação, foi cancelado de última hora. Horas depois, a autarquia confirmou a suspensão também das provas do período da tarde.
“Ficamos na expectativa de o sistema voltar e eles conseguirem ajustar tudo para que a prova aconteça. Mas ninguém dá uma resposta concreta”, relatou um instrutor que tem exame marcado para esta terça-feira (27).
De acordo com o roteiro oficial disponível no site do Detran-MS, há provas práticas programadas em cidades como Campo Grande e Dourados ao longo de toda a semana, contemplando todas as categorias de habilitação.
Na última terça-feira (20), o Detran-MS publicou uma portaria com mudanças significativas no exame prático, como o fim da etapa da baliza, alterações no sistema de pontuação e a definição de um tempo mínimo de 10 minutos para a avaliação. As novas regras entraram em vigor nesta segunda-feira (26), mas alunos e instrutores foram surpreendidos com o cancelamento das provas quando já estavam reunidos no local do exame.
Segundo mensagem enviada por funcionários da autarquia aos instrutores, o sistema da empresa Valid, responsável pela emissão e digitalização dos processos de habilitação, não conseguiu atualizar as novas regras a tempo, o que teria provocado o cancelamento dos exames.
A falta de planejamento e de comunicação gerou revolta entre instrutores e candidatos, que apontam tratamento desigual entre o órgão e os usuários do serviço público.
“Se o aluno atrasa ou falta ao exame, é punido. Agora, o Detran avisa em cima da hora, quando todo mundo já está no local. Existem formas de resolver, como liberar os alunos na baliza e aplicar apenas o percurso”, reclamou um instrutor.
No final do dia, o órgão informou que os exames retornarão normalmente nesta terça-feira (27). Segundo eles, “foi identificada uma inconsistência durante o processo de migração do sistema para as novas regras da avaliação prática. Nossas equipes técnicas já estão atuando para identificar a causa e promover a devida correção, mas ainda não há um prazo para retorno do sistema”, destaca o posicionamento.
Assim, os agendamentos devem ocorrer normalmente. Caso haja atualização do cenário técnico, o Detran afirma que comunicará eventuais mudanças.
Fonte
Redação TransitoWeb