Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 28 de janeiro de 2026 às 8:03

Especialista critica novas medidas do Detran: Acesso rápido e fácil à CNH

Especialista critica novas medidas do Detran: Acesso rápido e fácil à CNH

Recentes mudanças anunciadas pelo Detran-SP eliminam a obrigatoriedade da baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e permitem a realização do teste em veículos com câmbio automático.

Em conversa com o Live CNN, o especialista em gestão e segurança no trânsito, Ricardo Silva criticou as novas regras e afirmou que elas seguem uma filosofia de facilitar e baratear o custo da habilitação, priorizando o acesso rápido e fácil aos condutores.

“A gente tem que fazer uma análise onde o ministro dos transportes decidiu realmente retirar todos os aspectos relacionados à segurança viária do processo de formação de condutores”, declarou: “Basicamente, a metodologia utilizada foi facilitar e baratear o custo da habilitação, então, a ideia é essa, a filosofia é essa”.

Segundo o especialista, o teste da baliza era um dos principais motivos de reprovação de candidatos no Brasil. “Os condutores chegam muito nervosos, são condutores que chegam com 18 anos, 19 anos, pouca habilidade e pouca experiência no volante, e realmente eles eram muito reprovados. Como a filosofia agora é facilitar a formação dos condutores e entregar a habilitação de forma mais rápida, mais ágil, hoje os Detrans estão seguindo e retirando esse teste da formação”, explicou.

Preocupação com a segurança viária

Silva destacou que o Brasil figura entre os cinco países mais violentos do mundo em termos de segurança no trânsito e está dentro da década de combate aos sinistros de trânsito. Para ele, as medidas adotadas vão na contramão do que seria necessário para melhorar as condições dos condutores nas vias brasileiras.

“Pouco se foi adotado ao longo desse tempo de medidas relacionadas à segurança de viagem e melhoria das condições dos condutores. E agora nós temos uma regra que facilita a formação dos condutores e, eventualmente, esses condutores serão colocados na via sem uma habilidade muito importante, que é estacionar”, alertou.

O especialista ressaltou que o teste de baliza não era apenas uma manobra de estacionamento, mas uma forma de avaliar o controle do condutor com o veículo em baixa velocidade. “Porque ele mede o controle de um condutor com o veículo em baixa velocidade. E isso era testado para todos os condutores. E agora está sendo gradativamente retirado por parte dos Detrans”, concluiu.

Fonte
CNN Brasil


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito