Projeto Baiano
| Postado em 04 de fevereiro de 2020 às 10:20

Estudantes do interior baiano criam biocombustível a partir da árvore quixabeira

Por Redação Portal

Uma dupla de estudantes baianos, do município de Itatim,descobriu que uma importante árvore da região tem potencial para produzir etanol

Estudantes do interior baiano criam biocombustível a partir da árvore quixabeira
O etanol é obtido a partir dos frutos da quixabeira/Reprodução

Uma dupla de estudantes baianos, do município de Itatim (distante 214 km de Salvador), descobriu que uma importante árvore da região tem potencial para produzir etanol e, assim, evitar o uso de gasolina e outras substâncias que contribuem para o efeito estufa e o desmatamento.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), os estudantes Marinaldo Mendonça e Jéssica Oliveira, estudantes do Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes, são os responsáveis pela descoberta.

“O estudo foi moldado a partir da crise que o Brasil enfrentou em 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros. A gente surgiu com a ideia de criar algo que fosse sustentável e que combatesse o aquecimento global”, disse Marinaldo.

Jéssica comentou que o projeto surgiu como uma alternativa para os obstáculos dos biocombustíveis atuais. “As opções no mercado apresentam desvantagens, como baixa rentabilidade, necessidade de muito recurso hídrico, desmatamento de áreas florestais, etc. Além disso, o etanol da cana-de-açúcar, que é o mais utilizado no Brasil, promove a incineração dos resíduos, deixando o termo sustentável do lado de fora do produto”, declarou.

O etanol é obtido a partir dos frutos da quixabeira, uma árvore típica de Itatim, presente em toda a América Central e Sul. De acordo com os estudantes, a planta tem pouca popularidade devido à falta de valorização da flora local. Testes estão sendo realizados para analisar a eficácia do produto.

Caso concluído, o projeto deverá trazer inúmeros benefícios, como impedir mudanças climáticas.

Fonte
A Tarde


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
mais novo mais velho mais votado
Notificar se
Geny
Visitante
Geny

Com toda certeza, já deu certo, porém, não deveria ser divulgado até que o país resolvesse toda a burocracia de legaligalidade da descoberta, para evitar os problemas já ocorridos com outros inventores, como foi o caso da fórmula do combate ao câncer e outros probleminhas a mais como o caso das parentes de alguns produtos da Amazônia, quase tomados pelos japoneses, enfim, sempre apresentarão obstáculos para que o nosso país não evolua.

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito