Resultados de busca
Ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu em acidente de carro no Rio de Janeiro

O ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, morreu em acidente de carro no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu em 22 de agosto de 1976, durante viagem de carro no quilômetro 165 da Rodovia Presidente Dutra, em Resende (RJ), hoje conhecida com curva JK.
Kubitschek viajava num automóvel Opala quando colidiu com uma carreta carregada de gesso. Desde o ocorrido versões nunca confirmadas apontavam o acidente como resultante de uma conspiração do governo militar, que teria sabotado o veículo. Mais de trezentas mil pessoas assistiram ao seu funeral em Brasília. Em 1996 seu corpo foi exumado, para se esclarecer a causa de sua morte, levantando-se novamente a polêmica sobre o caso. O laudo oficial da exumação novamente concluiu que foi apenas um acidente de trânsito, sendo tal laudo contestado pelo secretário particular de JK, Serafim Jardim, no livro “JK, onde está a verdade”.
Em 2013, a Comissão Municipal da Verdade de São Paulo concluiu que Juscelino Kubitschek teria sido assassinado em 1976, vítima de um complô dos militares. à época o presidente da comissão, Gilberto Natalini disse haver mais de 90 indícios que justificavam a tese. Mais tarde, a Comissão Nacional da Verdade voltaria a “não questionar os laudos periciais” para não perder credibilidade diante de outros crimes da ditadura comprováveis e com farta documentação e inquestionáveis.
Fonte
Isabela Melo