Resultados de busca
Fábrica da Caoa Chery: sem acordo, nova audiência é marcada para quinta-feira
Por Redação Portal
Após longo debate entre representantes da montadora e do SindMetal, a Caoa Chery apresentou uma nova proposta, mas que continuou bem abaixo do pretendido pelos trabalhadores.
![Fábrica da Caoa Chery: sem acordo, nova audiência é marcada para quinta-feira](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/01/hyundai-caoa-chery-rj-scaled.jpg&w=606&h=403)
A audiência realizada pelo Ministério Público do Trabalho, na terça-feira (7), entre a Caoa Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SindMetal), terminou com poucos avanços. Sem acordo, uma nova audiência foi marcada para a esta quinta-feira (9), às 9h.
Após longo debate entre representantes da montadora e do SindMetal, a Caoa Chery apresentou uma nova proposta, mas que continuou bem abaixo do pretendido pelos trabalhadores. Entre os pontos apresentados, está “um pequeno avanço em relação à indenização social e aos benefícios oferecidos”, na avaliação do sindicato.
O resultado da audiência será apresentado para os trabalhadores, nesta quarta-feira (8), às 14h, em assembleia a ser realizada na subsede do SindMetal, em Jacareí.
A audiência da terça-feira foi presidida pela procuradora do Trabalho Celeste Maria Ramos Marques Medeiros. Também participaram os procuradores Ronaldo Lima dos Santos e Jefferson Luiz Maciel Rodrigues, ambos da Coordenação Nacional de Promoção de Liberdade Sindical e Diálogo Social (Conalis).
O fechamento da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP)
No dia 5 de maio, a Caoa Chery anunciou o fechamento da fábrica de Jacareí e a demissão de cerca de 480 trabalhadores. Na ocasião, a empresa explicou que faria o reposicionamento da sua gama de produtos no mercado nacional, prometendo eletrificar todos os modelos de seu portfólio até o fim de 2023.
A montadora informou ainda que essa readequação tinha por objetivo aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional, seguindo os movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial.
A adaptação da unidade de Jacareí, de acordo com a montadora, teria como parâmetro os processos produtivos adotados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO), que deve receber novos lançamentos no segundo semestre deste ano.
A fábrica em Jacareí era responsável pela produção dos modelos Tiggo 3 e Arizzo 6. Com a desmobilização, a empresa demitiu toda a equipe de produção e metade dos funcionários do setor administrativo.
Trabalhadores reivindicam plano de layoff
Desde o início das negociações, o SindMetal propõe cinco meses de layoff e mais três meses de estabilidade como forma de preservação dos empregos. O sindicato exige também a permanência da montadora no município.
Por outro lado, a empresa insiste em pagar apenas uma indenização social de sete a 15 salários nominais.
O plano de layoff chegou a ser aceito pela montadora, conforme registrado em ata de reunião ocorrida no dia 10 de maio. Entretanto, pouco depois, a Caoa Chery se negou a honrar o compromisso e voltou atrás em sua decisão. Essa quebra de acordo foi um dos argumentos usados pelo sindicato no pedido de liminar.
Fonte
Garagem 360
Deixe sua reação
Deixe seu comentário