Conversa
| Postado em 13 de dezembro de 2019 às 4:16

FCC oferece tecnologia que permite ‘conversa’ entre carros

Por Redação Portal

Em uma decisão unânime, a comissão votou por uma proposta que transforma algumas ondas de rádio na frequência de 5,9GHz exclusivas para uso do C-V2X.

FCC oferece tecnologia que permite ‘conversa’ entre carros
Reprodução/ A plataforma conecta carros entre si e com sinais de trânsito

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou na última quinta-feira (12) o uso de uma nova plataforma, chamada C-V2X, que conecta carros entre si e com sinais de trânsito. Em uma decisão unânime, a comissão votou por uma proposta que transforma algumas ondas de rádio na frequência de 5,9GHz exclusivas para uso do C-V2X.

A proposta da FCC libera faixas para uso do novo sistema, porém, lança uma sombra sobre um rival mais antigo, o DSRC, que nas últimas duas décadas teve direito exclusivo para uso da banda de 5,9GHz.O objetivo da proposta é o de “alcançar uma abordagem equilibrada que melhore a segurança dos automóveis e promova mais inovações sem fio em benefício do povo americano”, afirma a FCC.

A agência estuda há anos o que fazer com a banda de 5,9GHz, que inclui uma faixa de 75 megahertz de largura. Sua proposta divide essa faixa em três partes. Os 45MHz inferiores seriam para uso não licenciado, o que significa que é gratuito para qualquer pessoa usar para transmissões de rádio. Os 20MHz superiores seriam exclusivos para o C-V2X. Os 10MHz restantes estariam destinados ao DSRC – isso se pessoas que utilizam o serviço conseguirem convencer a FCC de que ele ainda é funcional. Caso contrário, a faixa passa a ser dedicada ao C-V2X.

Montadoras nada satisfeitas

Algumas montadoras estão descontentes com a proposta do FCC. De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis Globais e a Aliança de Fabricantes de Automóveis, a ideia “arrisca vidas, retarda a inovação e contraria o que a Comissão ouviu de especialistas de segurança”.

Os grupos ainda afirmam que as montadoras estão prontas para utilizar toda a faixa de 75MHz disponível, e que a FCC deve “proteger as comunicações contra interferências prejudiciais, incluindo tecnologias não licenciadas”.

Em uma carta enviada à FCC, o presidente-executivo da Ford, James Hackett, disse que a empresa está disposta a compartilhar o espectro de 5,9GHz com usos não licenciados, mas apenas se houver uma demonstração conclusiva de que qualquer outro uso das ondas de rádio não afeta o funcionamento do C-V2X.

Uso das redes móveis

A tecnologia C-V2X tem previsão de chegada ao mercado em 2022. A ideia é que ela se conecte ao 5G para que os carros possam se comunicar com semáforos e outros equipamentos de trânsito para garantir maior segurança.

Atualmente, alguns veículos se conectam a internet 4G para transmitir informações como sua localização, direção e até velocidade. Com o 5G, as possibilidades podem ser expandidas. Especialistas preveem que o carro pode decidir quem tem a preferência em uma conversão ou quando se deve parar em uma placa de sinalização. Além de ajudar veículos autônomos a decidir o momento correto para trocar de faixa com base na localização dos outros carros que estão por perto.

Fonte
Olhar Digital


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Fiscalização

Brasileiros são flagrados circulando com veículos estrangeiros irregulares

Três motoristas foram flagrados circulando com carros estrangeiros de forma irregular ...

Imposto

‘Imposto do pecado’ pode incidir também sobre carros e combustíveis

BRASÍLIA – Além de cigarro e bebidas alcoólicas, a equipe econômica estuda aplicar...

Uber

Uber vai oferecer desconto na compra de carros elétricos em Londres

Uber vai oferecer aos motoristas do Reino Unido um desconto na compra de carros elétricos ...

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito