Fim de Linha
| Postado em 28 de janeiro de 2020 às 8:31

Fiat Weekend sai de linha após 23 anos de produção

Por Redação Portal

Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) o fim da produção da Weekend

Fiat Weekend sai de linha após 23 anos de produção
O modelo praticamente inaugurou o segmento dos chamados "aventureiros urbanos", que tomou o mercado brasileiro antes da chegada dos SUVs/Divulgação

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) o fim da produção da Weekend. Lançada no Brasil em 1997, como Palio Weekend, a perua teve mais de 530 mil unidades vendidas, e foi até mais longe do que o modelo da qual era derivada. O Palio saiu de linha há 2 anos.

Sua aposentadoria abre espaço para a produção de três novos modelos, incluindo dois SUVs inéditos. De acordo com a marca, a última unidade da Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda na fábrica de Betim, em Minas Gerais.

O modelo praticamente inaugurou o segmento dos chamados “aventureiros urbanos”, que tomou o mercado brasileiro antes da chegada dos SUVs. Ao longo dos anos, teve diversas motorizações, com opções 1.0, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8 e até uma versão elétrica, desenvolvida em parceria com a Itaipu, para ser usada exclusivamente na hidrelétrica.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

No comunicado, Zola também confirmou a produção de três novos modelos a partir de 2020, incluindo dois SUVs. O terceiro será a sucessora da picape Strada, que deverá ser apresentada ainda no primeiro semestre.

Última de sua espécie

O fim da Fiat Weekend também marca o fechamento de um segmento que já foi importante no mercado brasileiro, o das peruas compactas. Antes da Weekend, “morreram”, as Volkswagen SpaceFox e Parati e as Peugeot 206 e 207 SW.

Em 2019 inteiro, menos de 5 mil peruas compactas foram emplacadas no Brasil. Destas, 3,1 mil foram Weekend. Dez anos atrás, o segmento era quase 20 vezes maior. Na ocasião, foram vendidas 91,6 mil peruas compactas.

 

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Click Pb


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito