Resultados de busca
Fim dos carros a combustão: Parlamento aprova o banimento em 2035
Por Redação Portal
![Fim dos carros a combustão: Parlamento aprova o banimento em 2035](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/06/fumaca-saindo-de-cano-de-descarga-diesel-emissao-732x488-1.jpg&w=606&h=403)
Em junho de 2021 a União Europeia (UE), por meio de seu parlamento, propôs um pacote de objetivos a serem alcançados pelas nações constituintes. O Fit for 55 propõe reduzir as emissões de gases de efeito estufa da UE em 55% até 2030.
Muito se foi discutido sobre o assunto, e a última decisão oficial do conselho dos parlamentares europeus foi a aprovação do banimento dos carros a combustão a partir de 2035, formalizada nesta quarta-feira (8), em Estrasburgo, na França.
A aprovação teve 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções. Com essa decisão o primeiro passo para a conclusão do processo de banimento dos carros a combustão já está feito. Porém, ainda falta que o Conselho Europeu analise a proposta a ser levada para o denominado “diálogo” entre a Comissão Europeia e o Parlamento. Após estas burocracias, a certeza será dada.
O pacote Fit for 55 pretende também reduzir as emissões de CO2 em 55% até 2030 e chegar à neutralidade climática até 2050.
A decisão acirrada gerou opiniões controversas entre os parlamentares e representantes de empresas do segmento.
“Estamos traçando um rumo claro para a indústria, apoiando o fim dos motores a combustão em 2035, uma vitória importante e consistente com o objetivo de neutralidade de carbono em 2050” disse o presidente da Comissão do Meio Ambiente do Parlamento, Pascal Canfin.
A decisão não gerou apenas visões positivas e progressivas, com relação ao meio ambiente, mas também preocupações para alguns grupos.
A integrante do Parlamento Europeu, Agnès Evren, critica a decisão. Segundo ela, “impor zero emissões seria condenar toda uma parte da atividade industrial e penalizar fortemente os consumidores”.
Mesmo com todos os debates que contornam a decisão de acabar com os carros a combustão, o aval ainda será dado. O próximo encontro será do Conselho de Meio Ambiente da UE, que ocorre no dia 28 de junho.
Fonte
Auto Papo
Deixe sua reação
Deixe seu comentário