Redução
| Postado em 16 de janeiro de 2020 às 12:02

Fortaleza reduz em 50,3% mortes no trânsito e alcança meta da ONU

Por Redação Portal

A melhora na prevenção de mortes está nas ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza

Fortaleza reduz em 50,3% mortes no trânsito e alcança meta da ONU
Foto: MAURI MELO/O POVO

Já é o quinto ano consecutivo que Fortaleza reduz a taxa de mortes no trânsito. Enquanto em 2010 a Capital registrou 14,9 óbitos por 100 mil habitantes, o índice caiu para 7,4 em 2019. Isso representa queda de 50,3% no número de mortes no trânsito e é o principal indicador utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comparar o progresso na prevenção de mortes no trânsito entre cidades e países.

Segundo balanço preliminar da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), foram registrados 197 óbitos em 2019 – menor número desde 2000, quando os dados passaram a ser sistematizados. Motoristas de motocicletas são as principais vítimas de acidentes de trânsito (44,2%), seguidos de pedestres (40,6%), ciclistas (10,7%) e ocupantes de veículos com quatro rodas (4,6%).

Em coletiva para a divulgação do balanço da AMC, o prefeito Roberto Cláudio criticou a decisão do governo Bolsonaro de retirar os sensores nas vias federais. Segundo ele, a redução de mortes teria sido ainda maior se não fosse pela retirada. Ele ainda divulga que irá palestrar em uma conferência da ONU em Estocolmo para apresentar o caso de mobilidade de Fortaleza.

Em nota, o superintendente da AMC, Arcelino Lima, afirma que a melhora na prevenção de mortes está nas ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza. Ele destaca a ampliação da rede cicloviária, instalação de travessias elevadas, faixas em diagonal, binários para reorganização do trânsito e campanhas educativas como medidas efetivas.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
O Povo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito