“Se os valores continuarem subindo não vai valer a pena, porque além de abastecer, tem a questão de manutenção, o pagamento anual de autorização para o uso de GNV, coisas que se colocadas na ponta do lápis não vai mais ser vantagem”, analisa Medeiros em entrevista ao Jornal NH.
Este não é o único efeito no local. A procura por esta solução também vem abaixando. O empresário Evandro Batista Brum contou para a mesma publicação que as instalações semanais caíram neste ano.
“A redução foi brusca, muitas vezes instalo apenas um cilindro por dia.”, diz Brum.
Instalação do sistema cresceu 121% em São Paulo
Enquanto isso, em São Paulo, o número de motoristas que pediram para realizar a conversão de seus carros para o Gás Natural Veicular (GNV) cresceu em 121% durante os cinco primeiros meses deste ano (entre janeiro e maio). Estes números são do Detran-SP (obtidos pela GloboNews).
É importante lembrar que existem algumas recomendações para fazer a conversão para o GNV. O investimento, por exemplo, fica em torno dos R$ 6 mil. Além disso, é recomendado fazer a verificação do estado geral do automóvel (motor e sistema de ignição, por exemplo).
De acordo com Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, “um veículo com problemas estruturais ou de segurança terá dificuldade na homologação da conversão.
Problemas no motor ou no sistema de injeção vão dificultar o ajuste do equipamento de gás, podendo gerar falhas de funcionamento e frustrações ao condutor”.