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| Postado em 19 de maio de 2021 às 3:00

Governo promete rádios 24h com informações sobre trânsito

Por Redação Portal

Objetivo é oferecer programação com alertas sobre fluxo e condições da estrada; especialistas questionam viabilidade do projeto

Governo promete rádios 24h com informações sobre trânsito

O Ministério das Comunicações anunciou, em parceria com o Ministério da Infraestrutura, que vai ampliar o serviço de Radiovias no Brasil. Segundo a assessoria do órgão, vai crescer o número de emissoras de rádio FM que cobrem as rodovias federais.

A ideia é seguir o exemplo da rádio CCR Nova Dutra, que está no ar desde 2013 e fica 24 horas informando motoristas sobre tempo, trânsito – referente a estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro -, direção defensiva, prestação de serviços, campanhas nacionais de saúde e dicas de passeios.

“Essa é uma demanda antiga das concessionárias que administram as estradas e vai beneficiar motoristas e caminhoneiros com informação e conteúdo ao longo das viagens”, afirmou o ministério em nota.

Para a ideia de ampliação sair do papel, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações vão escolher os canais da faixa FM, além de estudar o que é viável no projeto, trecho a trecho. A longo prazo, o objetivo é ter apenas um canal na faixa que vai cobrir todas as rodovias federais que ofertam o serviço.

Os custos das emissoras de rádio, diz o projeto, serão arcados apenas com publicidades institucionais.

O Ministério das Comunicações considera que esta é uma prestação de serviço importante para caminhoneiros e motoristas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, atualmente o Brasil conta com 22 concessões em 10.355 quilômetros de rodovias federais.

A malha rodoviária federal tem uma extensão de mais de 75 mil quilômetros.

Para Marco Aurélio Jarjour, presidente da rádio 98 FM, a iniciativa é muito boa do ponto de vista do aumento da segurança e do conforto dos usuários das rodovias. O único aspecto que não está muito claro para o especialista é como viabilizar o projeto. Isso porque a proposta original restringe muito a venda de comerciais.

“Seria necessário um subsídio, visto que há um alto custo para manter a operação de uma emissora de rádio 24 horas no ar”, comenta. Jarjour completa: “a qualidade da programação será decisiva para o bom resultado da prestação do serviço”.

Fonte
Agência Brasil


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