Estepe
| Postado em 07 de abril de 2020 às 4:30

Há algum problema em rodar com o estepe temporário?

Por Redação Portal

Os estepes temporários são mais finos para ocupar menos espaço no porta-malas, e por isso também possuem limitações de velocidade e durabilidade.

Há algum problema em rodar com o estepe temporário?
Reprodução

Sim, e insistir no uso intensivo do composto pode provocar acidentes graves. Os estepes temporários são mais finos para ocupar menos espaço no porta-malas, e por isso também possuem limitações de velocidade e durabilidade.

Normalmente essa restrição é do tipo 80/80, ou seja, deve-se rodar a, no máximo, 80 km/h, por um trecho que não ultrapasse os 80 quilômetros de distância. Adesivos chamativos no estepe costumam reforçar esses valores, e também servem de indicativo visual para que o motorista providencie o reparo do pneu furado e a reposição o quanto antes.

Por ser mais estreito, esse tipo de estepe tem menos aderência e pode fazer com que o carro perca o controle de forma repentina, sobretudo quando o pneu mais estreito está no eixo traseiro.

No caso dos estepes ultrafinos o problema é ainda maior, pois sua borracha esquenta com mais facilidade em altas velocidades.

Se o conjunto ficar muito tempo rodando acima do limite imposto pela fabricante há até o risco de explosão repentina do conjunto, o que pode provocar um acidente grave.

Os pneus run-flat, aqueles que podem rodar vazios por algumas dezenas de quilômetros, demandam um cuidado ainda maior.

Quando não há ar dentro deles, quem segura o peso do carro são as laterais do próprio composto. Isso mantém parte da dirigibilidade do carro, mas sua capacidade de fazer curvas e frenagens é seriamente comprometida.

Ir além do recomendado pela fabricante é apostar com sua segurança, pois ultrapassar a velocidade ou distância máxima faz com que o pneu superaqueça, podendo até se soltar da estrutura. Definitivamente, é melhor não arriscar.

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

Live: Cuidando do Futuro

Colunas
Por Abimadabe Vieira

Live: Acidentes de trânsito

Colunas
Por Abimadabe Vieira

Acompanhe a live

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito