Resultados de busca
Honda lança minimoto com visual retrô que faz 65 km/l
Por Redação Portal
Com tamanho de scooters como a Elite 125, a nova ST 125 Dax chega às lojas em maio com fortes inspirações nos modelos dos anos 1970.
![Honda lança minimoto com visual retrô que faz 65 km/l](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/03/minimotoo.jpg&w=606&h=403)
A Honda voltou a apostar nas chamadas “minibikes” na Europa, onde elas fazem muito sucesso entre os jovens. Com tamanho de scooters como a Elite 125, a nova ST 125 Dax chega às lojas em maio com fortes inspirações nos modelos dos anos 1970.
Os olhos da Honda voltaram a se abrir para as minimotos em 2014, quando lançou a MSX125 com visual esportivo. Com foco num público que busca uma pegada café racer, a marca de origem japonesa também lançou a Monkey anos depois. E agora, com a Dax, a fabricante busca ampliar ainda mais a sua gama com o terceiro modelo da linha.Na prática, a ST 125 Dax segue exatamente a mesma proposta das outras duas motos que já compõem o catálogo. As minibikes se tornaram populares pela versatilidade, pois podem ser estacionadas em qualquer lugar.
O consumo de combustível na faixa de 65 km/l é outro ponto de destaque, ainda mais em tempos de elevação nos preços em todo o mundo. Na Dinamarca, os postos já cobram 2,28 euros pelo litro da gasolina – valor próximo de R$ 13.
A Dax tem motor de 124 cc com comando simples de válvula no cabeçote e refrigeração a ar, com transmissão automática de quatro velocidades. O conjunto desenvolve 9,2 cv de potência a 7000 rpm e 0,8 kgfm de torque a 5.000 rpm. No máximo de seu esforço, a Dax pode atingir a velocidade máxima de 100 km/h.
O que mais chama atenção na Dax é o quadro com formato de “T”. O próprio frame da motocicleta forma o tanque de combustível, que tem capacidade para 4,5 litros. Apesar do tamanho enxuto da bike, a Honda afirma que a Dax pode levar um passageiro. A marca até instalou uma alça na traseira, para que o segundo ocupante se equilibre.
E ainda que seja uma motocicleta bem simples, a Dax tem freios ABS, iluminação de LED e cluster totalmente digital com computador de bordo. A Honda também instalou um sistema eletrônico para evitar que a roda traseira levante – característica que pode ser fatal num modelo com distância entre-eixos tão curta.
A Honda ST 125 Dax chegará às concessionárias da Europa – excluindo Rússia e Ucrânia – em maio, já como modelo 2023. O preço deve ficar na faixa dos 3 mil euros (cerca de R$ 16 mil, em conversão simples). Nos próximos meses, a minibike deve começar a ser vendida nos Estados Unidos.
Fonte
Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário