Notícias
| Postado em 09 de novembro de 2019 às 7:21

Japão pretende cancelar habilitação de motoristas que fazem provocação no trânsito

Por Redação Portal

Japão pretende cancelar habilitação de motoristas que fazem provocação no trânsito
Tóquio – A Agência Nacional de Polícia pretende incluir o ato de fazer provocação no trânsito na lista de infrações graves que podem resultar na suspensão definitiva da carteira de habilitação do motorista infrator, informou o jornal Yomiuri nesta sexta-feira (8).
Nos últimos anos, o Japão registrou muitos casos, inclusive fatais, de motoristas que dirigem provocando outras pessoas porque levaram uma buzinada ou uma fechada no trânsito, por exemplo, ficando “colados” no carro da frente ou fazendo uma ultrapassagem perigosa e forçando uma parada no meio da estrada.
Essas atitudes no volante são chamadas de aoriunten (あおり運転), em japonês.
A atual legislação de trânsito não prevê punições graves, como a perda da habilitação, em casos de aoriunten, a não ser que seja constatada direção perigosa ou que a imprudência do motorista resulte em acidentes.
A infração por dirigir muito próximo ao carro da frente (shakan kyori hoji gimu ihan / 車間距離保持義務違反) resulta em multa de ¥9 mil e dois pontos nas rodovias expressas e de ¥6 mil e um ponto nas estradas comuns.
O motorista tem a carteira de habilitação suspensa quando a soma das infrações atinge 15 pontos. A Agência Nacional de Polícia quer transformar o aoriunten em um ato extremamente grave, equivalente a mais de 15 pontos.
O projeto referente às mudanças na legislação de trânsito deverá ser encaminhado para votação no Parlamento no ano que vem.
Segundo a polícia, o aoriunten pode resultar em graves acidentes e gerar atos violentos, como a agressão física entre as partes envolvidas.
Os casos de direção perigosa e provocativa ganharam destaque na mídia japonesa após um homem ter obrigado um carro parar no meio da rodovia expressa Tomei. Um caminhão atingiu a traseira do veículo e causou a morte de duas pessoas.
Caso o motorista se envolva em algum caso relativo a aoriunten, a polícia aconselha: nunca se irritar e não cair na provocação de outros motoristas; travar as portas do carro e não partir para a agressão da outra parte; ligar imediatamente para a polícia e não sair do carro até uma viatura chegar.
A polícia também sugere a instalação e o uso do “drive recorder” (gravador para veículo) para ajudar na identificação de motoristas violentos.
Foto: Reprodução/FNN

Fonte
Alternativa


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Embreagem

Embreagem está com problema? Sinais indicam hora da troca

É difícil estimar quanto tempo a embreagem de um carro dura, pois depende do peso do veículo...

Ciclista

Projeto de Lei exige treinamento específico de motoristas de ônibus para preservar ...

No dia 19 de março, o empresário Artur Vinícius Sales, de 43 anos, morreu após ser atropelado...

Atropelamentos

Trauma de João Pessoa registra 14 casos de atropelamentos durante o final ...

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas