Notícias
| Postado em 10 de novembro de 2019 às 8:14

Madri testa reconhecimento facial para pagamento de ônibus

Por Redação Portal

Madri testa reconhecimento facial para pagamento de ônibus

Alternativas de pagamento biométrico para comprar produtos e usar serviços não são exatamente uma novidade e, aos poucos, se multiplicam com o avanço da tecnologia. E, assim como a China, Madri começa a testar o pagamento de ônibus com reconhecimento facial.

A experiência começa em outubro e será realizada por meio de tablets, responsáveis por fazer a varredura dos rostos dos passageiros — na Espanha não há catracas nem cobradores. O sistema será administrado em uma parceria com o cartão MasterCard, o banco Santander e a startup de pagamentos móveis digitais Saffe.

Metrô Reconhecimento Facial
(Imagem: Reprodução/Twitter)

Para usar, os passageiros devem baixar um aplicativo, fazer o cadastro com seus dados financeiros e tirar uma selfie. Nesse começo, serão observados 100 usuários em uma das linhas da cidade, durante seis meses, afinal, esses casos exigem muita atenção com segurança e privacidade. Caso seja bem-sucedido, o método deve ser expandido para outros trajetos.

Opções de pagamento de transporte se multiplicam

A tecnologia vem revolucionando o setor de pagamentos, especialmente com as fintechs, e agora opções começam a se multiplicar no transporte — que também vem ganhando mais alternativas integradas a um ecossistema digital. A China, por exemplo, encontra-se em um estágio avançado de uso de serviços por meio de reconhecimento facial. Por lá, Xangai já conta com testes do gênero para andar de ônibus.

Londres aceita cartões de débito e crédito em transportes públicos desde 2014 e Nova York começou a implantar essas novidades em junho deste ano. No Brasil, cidades como Jundiaí e Brasília já têm suporte para isso há algum tempo e, no último dia 12 de setembro, foi a vez de São Paulo começar a testar o sistema depagamento com cartões, utilizando 12 linhas em um total de 200 ônibus pela capital paulista.

 

Fonte
Canaltech


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Acidente de trânsito

Caminhoneiro bêbado mata policial e fere outros 3

Um caminhoneiro alcoolizado matou o cabo Renan Gonçalves, da Polícia Militar, e feriu outras...

Atropelamento

Câmera flagra momento em que motorista perde controle da caminhonete e atropela ...

Uma mulher foi atropelada por uma caminhonete no final da manhã deste domingo (8), quando

...
Ciclista

Motorista embriagado atropela e mata ciclista

Um motorista de 25 anos embriagado atropelou dois ciclistas na manhã deste sábado na Dutra...

Colunas
Colunas
Colunas