Carro
| Postado em 22 de outubro de 2019 às 2:24

Mercedes-Benz usa GPS de carros para localizar clientes em débito

Por Redação Portal

A prática foi admitida pelos executivos da montadora e reascendeu o debate sobre os direitos a privacidade.

Mercedes-Benz usa GPS de carros para localizar clientes em débito
Reprodução

A Mercedes-Benz está usando o sistema de localização para rastrear e recuperar veículos de clientes em débito no Reino Unido. A prática foi admitida pelos executivos da montadora e reascendeu o debate sobre os direitos a privacidade. Segundo reportagem da CNN, lideranças políticas e sociais britânicas estão pedindo para que o governo investigue a prática.

A companhia afirmou que os clientes concordam em ter os carros rastreados ao assinarem o contrato de financiamento. Em nota, a Daimler – empresa que controla a Mercedes-Benz, disse que o rastreio e reintegração são para casos específicos.

“Esse processo de reintegração de posse é usado em alguns casos excepcionais e apenas como último recurso, quando os clientes deixam de cumprir seus contratos de financiamento ou não cumprem repetidamente os pedidos de devolução do veículo”.

Uma das representantes da Liberty, entidade social em defesa dos direitos humanos, Hannah Couchman, afirmou que a vigilância é problemática pelo risco do uso dessas informações de maneira criminosa.

“Esse crescente crescimento da vigilância no setor privado é particularmente perturbador quando os clientes não têm ideia de que estão sendo rastreados dessa maneira”, afirmou.

Desde março do ano passado, todos os carros produzidos na União Europeia devem estar equipados com o eCall, um sistema de transmissão de dados e localização. Segundo os legisladores, o dispositivo só poderia ser usado em casos de emergência e com a divulgação restrita de dados.

Fonte
Istoé


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Notícias

MP que extingue o DPVAT é questionada no STF

A Medida Provisória 904 do governo Jair Bolsonaro que dá fim ao DPVAT – seguro obrigatório ...

Recall

Hyundai chama i30 para recall; airbags podem se abrir com impactos em ...

A Hyundai anunciou um recall envolvendo 112.585 unidades do i30 de primeira geração, feitos...

DPVAT

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

De cada 10 veículos na rua, menos de três têm seguro facultativo – mais de 70% transitam...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas