Resultados de busca
Montadora mais antiga da China, estuda vender carros no Brasil

A FAW carrega o pioneirismo no nome. A sigla, que na tradução livre para português significa “primeiros trabalhos automotivos”, antecipa que estamos falando da montadora que inaugurou a produção de veículos da China, em 1953. Agora, em um processo de expansão global, o grupo está a caminho do Brasil.
Autoesporte apurou, em conjunto com o Automotive Business, que a FAW estuda lançar duas de suas marcas no Brasil nos próximos anos. Uma delas é a Bestune, já especulada para nosso mercado mais de uma vez. A outra é a Hongqi, a empresa responsável por fazer os veículos oficiais dos presidentes chineses há mais de 60 anos, entre eles o atual mandatário, Xi Jinping.
A diferença, claro, é que, em vez de limusines, chegariam SUVs híbridos. Um porta-voz da empresa ouvido pela reportagem afirmou que “há intenção de iniciar as operações quando a tecnologia flex estiver pronta”. Ou seja, com motorização mais adaptada aos gostos e necessidades dos brasileiros, no caso pronta para receber tanto etanol quanto gasolina.
Além da informação fornecida pelo porta-voz, os colegas da Mobiauto avistaram funcionários da FAW no estande da brasileira Comexport no Salão. A empresa é a responsável pela logística e desembaraço na importação de veículos. Além disso, também comprou a fábrica que era da Ford/Troller em Horizonte (CE). A visita ao espaço pode não representar nada. Mas também pode ser um sinal de que conversas iniciais podem ter existido para viabilizar as operações no Brasil.
Gigante chinesa
Embora tímida globalmente, a FAW é uma gigante na China. Além das marcas próprias, Bestune, Hongqi e Jiefang (de caminhões), é a parceira mais longeva na produção chinesa de montadoras estrangeiras como Volkswagen, Audi e Toyota.
Em 2024, suas marcas próprias venderam mais de 800 mil unidades China. O número pode parecer pequeno, diante de outras empresas, mas é preciso lembrar que a Hongqi é uma divisão de luxo. Como comparação, a Volvo conseguiu, em todo o mundo, volume similar.
Recentemente, a FAW anunciou uma estratégia de expansão global. No ano passado, a Hongqi esteve no Festival de Goodwood (Reino Unido) e no Salão de Bruxelas (Bélgica). Também estão previstas incursões em mercados europeus e de outros continentes.
No Salão de Xangai 2025, a Hongqi apresentou um SUV aventureiro com estilo inspirado no Defender que pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Uma curiosidade é que o nome será definido pelo público (mais ou menos como a Fiat fez para escolher o nome do Pulse).
Além dele, a linha é composta de uma série de sedãs e SUVs com motores a combustão ou híbridos. No topo da gama, está a divisão Golden Sunflower, voltada para a criação de limusines de alto luxo com preços que chegam a 1 milhão de dólares (quase R$ 6 milhões).
Fonte
Auto Esporte