Resultados de busca
Mortes no trânsito superam homicídios e desafiam cidades da RMVale em ano eleitoral
Por Redação Portal
Região tem 5% a mais em mortes por acidente de trânsito do que homicídios desde 2015; acidentes fatais voltaram a crescer após a pandemia.
![Mortes no trânsito superam homicídios e desafiam cidades da RMVale em ano eleitoral](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/03/acidentesaojoaodamata2.jpg&w=606&h=403)
O Vale do Paraíba acumula 2.809 mortes em acidentes de trânsito desde 2015, segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo). O período começa em janeiro de 2015 e vai até junho de 2022.
Nesse mesmo intervalo, o número de pessoas assassinadas na região foi de 2.673. Ou seja, os óbitos em acidentes superam as mortes em homicídio em 5%.
Para piorar o quadro, a RMVale vem registrando aumento na quantidade de mortes em acidentes de trânsito após o período mais forte da pandemia do novo coronavírus, nos dois últimos anos, quando as restrições reduziram o movimento de veículos.
A média mensal de mortes nas estradas e nas vias municipais caiu de 33 em 2019 para 28 em 2020, primeiro ano da pandemia, e depois para 27 em 2021, mas voltou a subir em 2022 e atingiu 30 óbitos por mês no primeiro semestre deste ano.
Com isso, os acidentes de trânsito também se tornaram um desafio maior para os municípios da região e para o governo estadual, que implantou o programa ‘Respeito à Vida’ para reduzir as mortes no trânsito.
A RMVale, que já ostenta o título de região mais violenta de São Paulo, com a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes do estado, agora vê aumentar a mortalidade nas estradas e em vias municiais.
Apenas no primeiro semestre de 2022 a região acumula 178 mortes em acidentes de trânsito, aumento de 16% na comparação com as 153 mortes em acidentes na região no mesmo período do ano passado.
O total de mortes fazem a RMVale passar da quarta para a terceira posição entre as 15 regiões do interior do estado com mais óbitos no trânsito.
Agora, o Vale fica atrás de Campinas (461 mortes) e Sorocaba (196), tendo superado São José do Rio Preto (145) e se mantendo à frente da Baixada Santista (107) e de Ribeirão Preto (103).
Fonte
Redação
Deixe sua reação
Deixe seu comentário