Estatística
| Postado em 26 de fevereiro de 2020 às 8:13

Mortes no trânsito superam número de mortos em assassinatos na Paraíba em 2019

Por Redação Portal

Dados, apontou que no ano passado pelo menos 1.014 pessoas morreram em acidentes de trânsito

Mortes no trânsito superam número de mortos em assassinatos na Paraíba em 2019
Reprodução

O trânsito da Paraíba matou mais pessoas em 2019 do que a violência intencional registrada no estado. Pela primeira vez nos últimos quatro anos (estatística mais antiga disponível), o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito superou a de vítimas de assassinatos no estado.

Dados, apontou que no ano passado pelo menos 1.014 pessoas morreram em acidentes de trânsito, enquanto 942 pessoas foram mortas em casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Foram pagas no ano passado 8.883 indenizações na Paraíba, o segundo maior aumento da região Nordeste, cerca de 23% a mais em relação ao ano de 2018 quando foram pagas 7.232 indenizações pela Seguradora Líder.

Em relação ao pagamento de indenizações por morte, a Paraíba teve o terceiro maior aumento do Nordeste, de 9% em relação ao ano anterior, ficando atrás apenas de Ceará (14,10%) e Maranhão (13,36%).

Se levado em consideração que nem todos os pedidos de indenização solicitados pelo DPVAT são contemplados, seja por tentativa de fraude ou por documentos insuficientes, o número de mortes informado no relatório pode ser subdimensionado.

Dados relacionados

Não há um estudo que confirme as causas para o aumento significativo das mortes no trânsito na Paraíba, embora seja possível relacionar outros dados que interferem diretamente para um aumento. O primeiro dado importante foi a queda considerável de 22% nos casos de assassinato entre 2018 e 2019 na Paraíba. Outro fator relevante é o aumento natural do número de veículos nas ruas e estradas do estado, o que por si aumenta o risco de acidentes.

A frota total da Paraíba em 2019 foi de 1.235.269 veículos, aumento de 1,41% em relação ao ano anterior, conforme registro do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). Somente em dezembro de 2019, quase metade dos veículos que circulam no estado eram motocicletas, um total de 615.245 motos.

Campanha educativa

Em João Pessoa, cidade paraibana com a maior frota de veículos, a Prefeitura de João Pessoa investiu entre os anos 2016 e 2019 mais de R$ 268,6 mil em campanhas de educação para o trânsito. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), no ano passado foram realizadas 192 ações em locais de grande circulação de pessoas, vias com grande demanda de tráfego de veículos, escolas públicas e privadas, igrejas, hospitais, faculdades e tantos outros.

Algumas ações foram realizadas em conjunto com outros órgãos de trânsito como Detran-PB, PRF, BPTran, DER e outros. Também há as campanhas fixas como Paz no Trânsito, Dia do Motociclista, Maio Amarelo, Dia Municipal de Paz no Trânsito e Dia do Pedestre.

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por João Eduardo Moraes de Melo

O Coronavírus e os acidentes de trânsito

Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito