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Motorhome feito sobre Mercedes tem preço de Ferrari e couro de avestruz
Por Redação Portal
Os 35m² são bem mais modestos que a área de um apartamento.
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Com R$ 3,5 milhões, é possível comprar um imóvel de mais de 200 m² em áreas nobres de praticamente todas as cidades do Brasil ou uma Ferrari Roma, modelo de entrada da marca no Brasil.
Essa também é a quantia de dinheiro necessária para colocar na garagem uma casa sobre rodas. Os 35m² são bem mais modestos que a área de um apartamento. E o desempenho do Actros 2553 certamente será inferior ao de qualquer Ferrari. Porém, a liberdade de poder estar em praticamente qualquer lugar e a sofisticação parecem valer a pena.
Essa é uma breve descrição do primeiro motorhome feito no Brasil a partir da nova geração do Mercedes-Benz Actros, maior caminhão da fabricante no país. Junto com ele, outros dois foram construídos pela catarinense Vegini, empresa especializada na criação de casas sobre rodas em veículos pesados.
O trio foi uma encomenda da família Fagundes, dona da empresa de construção e mineração homônima, sediada em Portão (RS). O pedido foi feito em fevereiro de 2021 e levou praticamente um ano para ser entregue. O valor total do investimento não foi revelado. E mesmo os R$ 3,5 milhões do motorhome principal são uma estimativa – e isso significa que o preço pode ser até mais alto.
E se você quer um igual, pode esquecer. A Vegini afirma que não faz dois modelos exatamente iguais, já que praticamente tudo é personalizável. Segundo o dono da empresa, toda a produção até 2024 já está vendida. Isso significa que, caso alguém queira comprar um motorhome hoje, só vai receber daqui pelo menos dois anos.
Quem teve a paciência de esperar agora colhe os frutos. Tanto é que, na entrega dos motorhomes, o patriarca e dono da empresa, Fernando Fagundes parecia ansioso para colocar os veículos na estrada. Quando você estiver lendo essa reportagem, o Actros 2553 azul já vai estar pronto para as viagens pelo Brasil para acompanhar a família Fagundes em competições de cavalos.
Amor pelos cavalos
Aliás, a principal motivação para a compra dos motorhomes foi participar de campeonatos. Pai e um dos filhos gêmeos competem na modalidade Laço Comprido e vão usar o caminhão maior e mais equipado. A filha, que vai usar outro motorhome, participa na categoria Rédeas. O terceiro será usado pela equipe de apoio.
Para atender necessidades específicas, os três motorhomes são bastante distintos. Começando pelo mais simples, com área de 25m². Ele possui uma cavaleira com oito baias individuais, almofadadas e climatizadas e sistema de monitoramento por câmeras.
Na área para passageiros, cinco camas, divididas em um triliche e uma beliche, televisões individuais, banheiro com ducha e aquecedor de toalhas. Do lado de fora, cozinha com geladeira, fogão, micro-ondas e televisão.
Já o segundo motorhome é baseado no Actros 2548 e é um pouco maior. Além da área externa com as mesmas comodidades do modelo anterior, há 30 m² internos, divididos em três cômodos.
No primeiro, sala com sofá para quatro pessoas, televisão, bancada de pedra, pia, cooktop e armários. Parte desse ambiente e do quarto podem ser deslocados cerca de dois metros para o lado, no chamado slider.
Dessa forma, a cama de casal pode ficar totalmente aberta. No mesmo cômodo, mas do lado oposto, há uma beliche. Cada uma das camas tem sua própria televisão. Já o terceiro espaço é comporto por uma bancada com espelho, além do banheiro com chuveiro equipado com funções de sauna e hidromassagem.
O veículo mais completo e sofisticado é o avaliado em R$ 3,5 milhões. A área externa é muito parecida com a dos modelos anteriores. A principal diferença é a torneira que fornece água quente e fria, com ou sem gás. Já o interior tem a cabine do caminhão integrada. Isso significa que o motorista não precisa sair do Actros para entrar no motorhome.
Na área frontal, além do banco do motorista, há três poltronas personalizadas e importadas dos Estados Unidos. Além do estofamento de couro, há ajustes elétricos com o mesmo layout dos carros da Mercedes, aquecimento, ventilação, massagem e carregador de celular por indução. Cada uma delas é avaliada em R$ 50 mil.
Na sequência, uma sala com o mesmo sofá com massagem do motorhome anterior, piso aquecido, pia com bancada de pedra, assistente pessoal Alexa, televisão e cristaleira.
O modelo mais sofisticado conta com dois sliders – um de cada lado. Isso permite que o quarto principal tenha uma cama de 1,95 m de comprimento. Além do acabamento caprichado, o luxo fica por conta do questionável couro de avestruz que reveste a cabeceira.
Quando o compartimento está aberto, ainda há espaço para um corredor que dá acesso aos armários. Uma curiosidade das casas sobre rodas é que todas as portas possuem uma trava para que os objetos não saiam voando quando o veículo está em movimento.
Uma das partes mais sofisticadas desse motorhome é o banheiro, com paredes revestidas de mica importada, vaso sanitário com bidê integrado, jato direcionado de água quente e abertura automática da tampa. O chuveiro também tem funções de sauna e hidromassagem, e cada uma das quatro camas dispostas em duas beliches tem massageadores e uma televisão dedicada.
Com tamanha comodidade, é preciso uma certa estrutura para colocar tudo em funcionamento. Na parte externa dos motorhomes, há uma série de compartimentos. Eles não apenas fornecem espaço para bagagens, como também armazenam equipamentos fundamentais.
Há desde máquina de lavar até estepe e sapatas para que as rodas fiquem presas quando o veículo está parado. Braços hidráulicos são responsáveis pelo nivelamento.
Se o motorhome está em um local com abastecimento externo de água e energia elétrica, cabos e mangueiras embutidos fazem as conexões. Porém, se a estrutura é mais precária, não há problema. Um gerador Cummins a diesel (e integrado ao tanque do caminhão) é capaz de fornecer energia. Ainda há um tanque de água potável de mil litros para abastecer torneiras, vasos sanitários e chuveiro.
Quando estão em movimento, os motorhomes azuis baseados no Actros 2553 são empurrados pelo motor OM471, um gigante de seis cilindros e 13 litros que gera 530 cv e 235 kgfm de torque.
Já o modelo construído a partir do Actros 2548 usa o OM460, uma versão com a mesma cilindrada, mas menos potente. Ainda assim, são 476 cv e 234 kgfm de torque. De acordo com a Vegini, o mais completo dos motorhomes pesa cerca de 17 toneladas.
Cada um dos caminhões conta com diversos auxílios à condução. Eles possuem frenagem automática de emergência, alertas de ponto cego e de proximidade com o veículo da frente (inclusive com exibição da distância em metros no quadro de instrumentos), assistente de fadiga, controlador de velocidade adaptativo e sensores de chuva.
Tudo para tornar a vida do motorista tão cômoda quanto a de quem está desfrutando do conforto do motorhome.
Fonte
Autoesporte
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