Pesquisa
| Postado em 09 de janeiro de 2020 às 11:10

Mulheres são mais conscientes no trânsito

Por Redação Portal

Boa parte das mulheres brasileiras apoiam o uso dos equipamentos de controle de velocidades, os chamados radares

Mulheres são mais conscientes no trânsito
46,7% das mulheres são favoráveis ao uso desses equipamentos para segurança no trânsito/pixabay

Boa parte das mulheres brasileiras apoiam o uso dos equipamentos de controle de velocidades, os chamados radares. É o que aponta o estudo realizado pelo Paraná Pesquisa para a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito (Abreetrans). Segundo a pesquisa, 46,7% das mulheres são favoráveis ao uso desses equipamentos para segurança no trânsito.

Foram ouvidos 3.227 motoristas e pedestres, de ambos os sexos e com mais de 18 anos, entre os meses de junho e julho de 2019, em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Dentre as mulheres ouvidas pela pesquisa, 68,5% acreditam que os radares devem funcionar 24 horas por dia e 36% acham que devem ser instalados mais radares nas cidades. Enquanto 48,3% dos homens acreditam que as multas são exageradas, cerca de 42,3% consideraram que o equipamento multam na medida necessária.

Entre motoristas e pedestres, 83,9% das mulheres aprovam o uso dos equipamentos. O número cai quando relacionado aos homens. Cerca de 74,3% do público masculino aprovaram o uso dos radares.

Quando questionados sobre a relação dos equipamentos com a segurança no trânsito, 49% dos pedestres afirmaram que se sentem mais seguros com os radares. Mas apenas 43,8% dos condutores masculinos apontaram que o equipamento promove a segurança no trânsito.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um alerta para as vulnerabilidades no trânsito. Para a OMS, pedestres, ciclistas e motociclistas são os usuários que estão mais expostos a risco de acidentes. Cerca de 30% dos pedestres estão envolvidos nos acidentes de trânsito.

Para o diretor da Perkons, empresa associada ao Abeetrans, e especialista em trânsito Luiz Gustavo Campos, o resultado da pesquisa está relacionado com a prudência das usuárias. “Podemos deduzir por meio da pesquisa que as mulheres são mais conscientes sobre comportamentos seguros e conseguem ver com mais facilidade os benefícios da fiscalização do trânsito, cujo objetivo é resguardar a segurança coletiva”, disse.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Folha Vitória


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito