Infração
| Postado em 06 de dezembro de 2019 às 8:27
Multa por embriaguez se tornou, ao longo dos anos, uma das multas mais caras
Por Redação Portal
Ao longo dos anos, a multa por embriaguez sofreu alterações em seu valor
Ao longo dos anos, a multa por embriaguez sofreu alterações em seu valor, tornando-se, hoje, uma das multas mais caras, aplicadas pelo cometimento de infrações de trânsito.
Até o ano de 2012, a multa por dirigir após ingerir bebida alcoólica possuía o valor de R$955,00, equivalente ao valor da infração gravíssima submetida a agravante de multiplicação por 5. A partir de 2012, a multa passou a ter seu valor submetido a agravante de multiplicação por 10. Em 2016, os valores das multas de trânsito passaram por reajuste, gerando, aos condutores penalizados por dirigirem alcoolizados, um custo bem alto.
Classificada como infração gravíssima, a multa por dirigir após ingestão de bebida alcoólica possui um dos valores mais caros dentre todas as classificações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Seu valor se torna ainda mais alto, em relação à maioria das infrações gravíssimas aplicadas em outras situações, pelo fato de ser submetida a agravante.
A multa por embriaguez ao volante é acompanhada de outras penalidades para o condutor flagrado dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas:
- Dirigir sob o efeito de álcool gera, além de multa, suspensão do direito de dirigir por um período de 12 meses;
- Além das penalidades, o motorista ainda recebe, como medida administrativa, a retenção do veículo.
Apesar de já apresentar um alto valor, a multa por embriaguez ao volante ainda pode ter seu valor dobrado, mesmo tendo sido submetida a agravante. A duplicação do valor da multa acontece quando o motorista se torna reincidente na infração por dirigir embriagado.
Constitui reincidência cometer a mesma infração dentro de um período de 12 meses em relação a um primeiro cometimento. Ao ser reincidente na infração por dirigir embriagado, o condutor receberá, além de nova multa com valor dobrado, outro processo de suspensão, agora, com prazo maior, de até 18 meses.
![](https://api.dino.com.br/v2/news/tr/221385?partnerId=1368)
Post Views:
574
Fonte
Terra
TagsBebida e volante Embriaguez Infração gravíssima Medida administrativa Suspensão de dirigir
Deixe sua reação
Deixe seu comentário