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Não viu a lombada ou buraco? Essa dica vai te salvar
Porque de repente ele vê uma lombada, um quebra-molas, esses malditos quebra-molas, chamados ondulações transversais, pelo Contran.

O motorista brasileiro é um dos que mais enfrentam obstáculos nas ruas e nas estradas do mundo. Porque de repente ele vê uma lombada, um quebra-molas, esses malditos quebra-molas, chamados ondulações transversais, pelo Contran.
Só que o que o Contran estabelece todos os limites de comprimento, de largura, principalmente de altura, e as próprias autoridades de trânsito federais, municipais e estaduais não respeitam, infringem a lei, fazem com a altura muito maior do que a prevista pela autarquia.
Como é difícil evitá-las, até porque as lombadas muitas vezes nem tem sinalização, você vem um pouco mais rápido, tem que frear antes de chegar na lombada. Então, você tem que frear mesmo, para reduzir o máximo possível a velocidade.
Mas para evitar (ou minimizar os danos) não passe por ela freando, tire o pé do freio antes. Porque se você passar freando, o carro vai estar abaixado e vai quebrar ainda mais do que se você tirar o pé do freio, o carro levantar um pouco a frente.
A mesma dica vale para os buracos: se não tem mais jeito de desviar, freie para valer até chegar nele. Quando for atingí-lo, tire o pé do freio para que a roda não passe travada por ele, para diminuir o impacto e as consequências nos componentes inferiores do automóvel.
Fonte
Auto Papo