Resultados de busca
Nova gasolina com 30% de etanol afeta carros usados?

O Brasil está prestes a adotar uma nova etapa na evolução de seus combustíveis: a introdução da gasolina E30, com 30% de etanol anidro em sua composição. A mudança segue uma tendência global de redução de emissões e aproveitamento de fontes renováveis, como a cana-de-açúcar, mas levanta um alerta para proprietários de veículos mais antigos.
Segundo o especialista Clayton Zabeu, professor e pesquisador na área de Propulsão Automotiva no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), “a nova gasolina pode conter até 35% de etanol sem comprometer os motores modernos, mas veículos antigos, principalmente os carburados, precisarão de atenção especial”.
Enquanto motores atuais contam com sistemas de injeção e gerenciamento eletrônico capazes de lidar com variações no combustível, clássicos dos anos 1970, 1980 e de períodos ainda mais longínquos podem sofrer efeitos indesejados.
De acordo com Vinicius Losacco, preparador e proprietário da Losacco Oficina Mecânica, os impactos são múltiplos. “Os motores vão sofrer com desempenho e consumo, principalmente pela octanagem menor do etanol. De maneira geral, o motor vai ser prejudicado e menos seguro especialmente nas ultrapassagens”, explica.
“O consumo volumétrico de etanol sempre será maior do que o do consumo volumétrico de gasolina pois o etanol apresenta uma densidade energética menor do que o da gasolina. Um litro de etanol conta com menos de 30% de energia se comparado com um litro de gasolina, em média”, complementa Zabeu, explicando sobre a menor octanagem do etanol.
O etanol, além de possuir características de combustão diferentes da gasolina pura, carrega naturalmente uma quantidade maior de água e solventes. Isso aumenta o risco de corrosão em componentes metálicos — como tanques de combustível, dutos, válvulas e, principalmente, carburadores, que ficam constantemente em contato com o combustível. A instabilidade da marcha lenta, partidas mais difíceis a frio e falhas de aceleração também tendem a se tornar mais comuns.
Os principais componentes afetados:
Fonte
Auto Esporte