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| Postado em 05 de novembro de 2019 às 4:21

Nova York vai construir 250 vias para bicicletas

Por Redação Portal

O objetivo desta ação é a transformação das ruas da cidade e o melhorar a segurança dos pedestres e ciclistas.

Nova York vai construir 250 vias para bicicletas
Divulgação

Nova Iorque anunciou que vai construir mais de 250 vias de circulação para bicicletas, além de adicionar um metro quadrado de espaço extra para os pedestres. Com estes acrescentos na via pública, a cidade inicia um projeto que prevê “a quebra da cultura do carro”.

A Câmara Municipal de Nova Iorque aprovou a legislação para o investimento de 1,7 mil milhões de dólares, esta semana, sendo que este mesmo investimento deve ser realizado na infraestrutura rodoviária ao longo de dez anos. O objetivo desta ação é a transformação das ruas da cidade e o melhorar a segurança dos pedestres e ciclistas.

Corey Johnson, orador da autarquia da cidade e na corrida para presidente da câmara em 2021, assumiu que “a forma como planeamos as nossas ruas não faz sentido e os cidadãos estão a pagar o preço diariamente, presos em autocarros lentos ou arriscando a sua segurança em ciclovias desprotegidas. Quero revolucionar completamente a maneira como partilhamos o nosso espaço na rua”.

O ciclismo parece estar em ascensão em Nova Iorque, uma vez que entre 2012 e 2017, o número de pessoas que optaram pelas bicicletas cresceu 26%, é o que indica o recente relatório de tendências da cidade. Ainda assim, apesar de existir mais ciclismo, também o número de ciclistas que morrem nas estradas tem aumentado.

Só este ano morreram 25 ciclistas, o número mais alto dos últimos 20 anos, o número de mortes de ciclistas e pedestres aumentaram em 24%. A nova lei, aprovada esta semana, exige que a cidade execute um “plano mestre” a cada cinco anos, em que a prioridade esteja focada na segurança das ruas, utilização do transporte público, redução de emissões de veículos e a acessibilidade para pessoas com deficiência.

A primeira parte deste plano só deverá acontecer em dezembro de 2021, e irá incluir a construção de 241 quilômetros de faixas protegidas para autocarros e 402 quilômetros de faixas protegidas para ciclistas. A segunda parte está prevista para 2026, quando as maiores alterações já deverão estar concluídas.

Com alterações visíveis na forma como se circula na cidade, e na aposta em novas mobilidades além dos carros, Nova Iorque pode vir a competir com cidades como Copenhaga e Amesterdão, no que toca a cidades amigas das bicicletas. Esta nova lei vai terminar com a antiga, de 1920, que priorizava os carros.

Fonte
Revista Bicicleta


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