Notícias
| Postado em 31 de outubro de 2019 às 3:44

O canetaço que mata

Por Redação Portal

Ainda que as nossas estatísticas de causas dos acidentes de trânsito sejam precárias, é consenso técnico em nível mundial de que existem três medidas básicas preventivas eficazes em prol da segurança do trânsito, quais sejam: a utilização do cinto de segurança (por todos os ocupantes), a restrição à ingestão de álcool no volante e a inibição do excesso de velocidade.

O canetaço que mata

Adiciono a nossa realidade uma quarta medida, a do controle das motocicletas, responsável hoje por aproximadamente um terço das vítimas fatais em nosso país, além de uma legião de incapacitados. Especificamente com relação à velocidade, tendo em vista a recente polêmica presidencial de extinção dos controladores eletrônicos, importante se faz esclarecer que a velocidade se constitui na maior causa dos acidentes de trânsito com vítimas fatais no mundo.

Mesmo quando um condutor tem a preferencial, no caso de cruzamentos, por exemplo, o seu excesso de velocidade muitas vezes irá atrapalhar a decisão daquele (veículo automotor, ciclista ou pedestre) que não tem a preferencial e que pretenda transpor um cruzamento ou simplesmente atravessar uma via de tráfego. Além disso, existe uma relação direta entre o excesso de velocidade e a gravidade das lesões e consequentemente as fatalidades no trânsito, visto que a energia (cinética) do movimento que produz os danos, aumenta exponencialmente com o aumento da velocidade.

Oportuno lembrar que na década de 70, a redução dos limites de velocidade nos EUA devido à crise petrolífera, teve o efeito colateral de despencar a mortalidade no trânsito, bem como dos acidentes de trânsito naquele país.

A desastrosa medida de extinção dos controladores eletrônicos de velocidade, baseada no argumento de que são equipamentos de cunho arrecadatório, coloca mais uma vez e de forma equivocada a responsabilidade no comportamento dos condutores, assinando por antecipação o atestado de óbito de um grande número de vítimas do já sangrento trânsito brasileiro.

Eng. Rodrigo Kleinübing – Perito Criminal

0 0 vote
Article Rating

Fonte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito