Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 21 de fevereiro de 2022 às 1:15

O futuro da mobilidade no Brasil

O futuro da mobilidade no Brasil

É inegável que vivemos uma nova era, com muitas novas fronteiras a serem desvendadas, algumas poucas certezas e muitas perguntas.

Sim, o novo tempo é de perguntas e não de respostas. Sob este prisma eu vos trago uma boa questão para ser debatida e entendida, é a seguinte: Qual o futuro da mobilidade no Brasil?

Um país de dimensões continentais como o nosso, tem seus próprios questionamentos, e possivelmente, mais de uma resposta para quaisquer questão que possa surgir.

Em uma discussão de um tema muito amplo como a mobilidade de uma nação, o mais comum é que uma enorme quantidade de outras questões subjacentes surjam, vou aqui tratar de poucas, a maioria será desvendada com o tempo.

Começo então com uma provocação, muito mais que uma pergunta, quem foi que definiu que o formato da nova era seria o de veículos elétricos? Faz sentido apostar todas as fichas em veículos elétricos? Terá o velho motor a combustão chegado ao fim de sua utilização? Afinal, o problema da poluição está na queima, portanto no motor; ou na origem do combustível? Além dos conhecidos combustíveis atualmente conhecidos há alguma perspectiva de um novo tipo de combustível?

Pronto, como eu havia dito, são muitas questões; porquê o futuro é impreciso, o futuro está em construção, todos os antigos paradigmas sobre o futuro  foram atualizados com muita rapidez nos últimos anos, e o futuro, aparentemente, voltou para o seu lugar, afinal o futuro de ontem já era amanhã, e agora, o futuro de hoje é algo além do amanhã.

Um país como o Brasil, que ainda não levou eletricidade a 100% de sua população, pode pensar em ter a matriz de transporte totalmente elétrica? Eita, mais uma pergunta, esse tal de futuro tá muito incerto mesmo. Nem vou puxar o viés da matriz de transporte de carga que a coisa desanda mais um bocado.

Todas estas provocações em forma de pergunta, servem para você, leitor despertar para uma realidade que bate a nossa porta. Como eu e você vamos nos locomover nos próximos anos? O formato de eletrificação da frota é uma decisão de governos, quem disse isso não fui eu, foi Carlos Tavares, português, CEO do conglomerado STELLANTIS, quem tem 14 marcas no seu guarda chuva. Na sua fala, Tavares ressalta que limites impostos por governos contra os motores à combustão, são decisões e podem não se transformar em realidade, porque há muito água a passar por baixo dessa ponte de eletrificação de frotas, mesmo dentro da Europa, o desafio é mais que hercúleo.

O futuro nos dirá, mas eu particularmente, estou com Tavares. Há uma espécie de desvio da realidade por parte de governos e parte da imprensa, que está deixando de lado questões muito básicas, como o destino da frota atual 97% movida à combustã0 (números europeus), a ainda incompleta (embora crescente infraestrutura de abastecimento), além de pontos obscuros como a geração de eletricidade com base em usinas que queimam carvão, e por ai vai. Todas estas questão são sabidas hoje, mas ainda não há uma resposta.

Aqui pra nós, é lindo de imaginar as belas capitais e cidades históricas da União Europeia sem nenhuma fumaça de um motor à combustão, mas isso não se faz em um toque de mágica, nem por simples desejo de um futuro melhor, voluntário ou involuntário, estas pedras no caminho terão de serem tratadas.

E aqui no Brasil, terra do Etanol, matriz energética própria, que é 90 % menos poluente que a gasolina, faz sentido pensar em eletrificação de frota? Onde está a nossa solução? Em quanto tempo a nação terá uma infraestrutura de recarga para veículos elétricos? Poxa, quanto mais falamos neste tema, mais questões surgem, e não são simples de responder.

Pois é caros leitores, o futuro já não é mais como era antigamente, definitivamente não é mais.

 

*Imagem utilizada da coluna: Enel X


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito