Resultados de busca
O que acontece se o carro andar com o freio de mão puxado?
Por Redação Portal
Ele serve para travar o carro quando estiver estacionado e garantir que ele não vai se mover mesmo se for empurrado ou se estiver em uma ladeira, por exemplo.
![O que acontece se o carro andar com o freio de mão puxado?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/03/images-9.jpeg&w=606&h=403)
O freio de mão é um dia itens mais importantes de um carro. Ele serve para travar o carro quando estiver estacionado e garantir que ele não vai se mover mesmo se for empurrado ou se estiver em uma ladeira, por exemplo.
O condutor ao ligar o carro, precisa liberar o freio de mão para o veículo sair. O freio de mão deve ser usado sempre, não importando que o carro seja manual ou automático.
Porém, andar com o freio de mão puxado é um perigo para o veículo. Alguns carros possuem um dispositivo no painel do carro que alerta o condutor caso o dispositivo esteja acionado.
Os eletrônicos possuem sensor que detecta a movimentação do carro, desligando-se. Porém, nem todos funcionam assim, tendo sistemas que só desbloqueiam de forma manual.
O freio de mão ou freio de estacionamento é um dispositivo acionado por cabo ou eletrônico que bloqueia as rodas traseiras. Ele trava os freios destas rodas para evitar que o veículo se movimente de forma involuntária.
No caso do sistema mecânico, a alavanca é presa em dois cabos de aço, que se ligam ao sistema de freio traseiro. Basta puxar a alavanca para que os cabos sejam tensionados e assim bloqueiem as rodas.
O primeiro problema que pode causar ao veículo é o desgaste excessivo das lonas de freio ou pastilhas das pinças dos discos traseiros, se houver.
De acordo com informações obtidas pelo Portal TransitoWeb, lonas e pastilhas podem superaquecer e acabar bem antes do tempo, mas o pior é que isso vai comprometer a segurança. Com o sistema de freio desgastado antes do tempo, o carro corre um sério risco de se envolver em um acidente.
O motivo é que os freios desgastados podem acabar perdendo a eficiência mínima e falhar, o que provocará um acidente.
Outra coisa que poderá acontecer é, andar com o freio de mão puxado poderá provocar derrapagens, que comprometem a segurança.Essas escapadas de traseira, por si só, podem ser perigosas, especialmente em locais de piso muito liso, lama ou neve, por exemplo. Isso pode ser extremamente perigoso se o carro estiver em alta velocidade, saindo de traseira e sem muita possibilidade de correção.
Os pneus também sofrerão uma tração aos quais não possuem resistência.Um pneu é feito para rodar e não para ser arrastados, o que acaba destruindo a durabilidade do pneu. Com os altos preços do material rodante, o prejuízo pode ser bem alto.
O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado. Isso acontece porque o carro deixou de ser um transporte e passou a ser reboque. Assim, andar com o freio de mão puxado vai aumentar o consumo de combustível, prejudicando imediatamente o bolso do proprietário.
Fonte
Isabela Melo
Deixe sua reação
Deixe seu comentário