Fortune Mouse
Motoboy
| Postado em 06 de maio de 2020 às 4:00

O que é preciso fazer para ser motoboy?

Por Redação Portal

Seja contratado em regime CLT ou Microempreendedor Individual (MEI), existem algumas regras básicas que todos devem seguir.

O que é preciso fazer para ser motoboy?
Reprodução

As entregas por aplicativo começaram a ter um grande destaque com a pandemia do novo coronavirus. Com isso, o número de profissionais que usam motos para fazer as entregas também cresce. Seja contratado em regime CLT ou Microempreendedor Individual (MEI), existem algumas regras básicas que todos devem seguir.

Documentação

Para se tornar um motofretista (termo técnico para motoboy) é preciso ter no mínimo 21 anos e CNH do tipo A por pelo menos dois anos. Além disso, é preciso ser aprovado em um curso de 30 horas/aula, com cadastro pelo site do Detran e ter certidões de antecedentes criminais (como roubo, homicídio, etc) negativada em cartório. A cada cinco anos, é preciso renovar a certidão.

Equipamentos e moto

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especifica que a motocicleta deve seguir normas de segurança, como protetor de motor para as pernas do motorista (conhecido como “mata-cachorro”), antena “corta-pipas” e baú ou grelha adequados para o conteúdo de transporte. A vistoria desses equipamentos e da moto deve ser feita semestralmente.

Já o condutor deve vestir colete e capacete (certificados pelo Inmetro) com faixas de segurança refletoras. Segundo o Contran, “a pessoa física ou jurídica que empregar ou tiver contrato de prestação de serviço com motofretista é responsável solidária pelos danos cíveis resultantes do descumprimento das normas”.

Algumas regras como não utilizar colete e capacete com refletores e linha corta-pipa podem gerar multas de até R$ 191,54, além da apreensão da motocicleta e suspensão da CNH, dependendo da infração.

Para quem é contratado como CLT, existem duas possibilidades: o veículo ser seu ou estar no nome da empresa. No primeiro caso, manutenção e combustível ficam por conta do entregador. Se estiver no nome da empresa, ela quem arca com esses custos.

Como me cadastro para entregar pelo iFood e Rappi?

Para o iFood e para a Rappi é preciso primeiro baixar o aplicativo e se cadastrar como entregador. Basta dar dados básicos como RG, CPF e telefone para contato. Em seguida, você escolhe o modelo de como quer entregar (por conta própria ou vinculado a algum restaurante parceiro) e seleciona a região que quer atuar.

Na janela seguinte, você escolhe o modal: bicicleta, motocicleta ou patinete. Para os veículos que exigem CNH, é preciso preencher uma janela seguinte com fotos do RG, da CNH e do rosto do condutor. Por fim, é só inserir os dados bancários para o depósito e esperar a aprovação do cadastro para começar a entregar.

Quem são os entregadores?

Uma pesquisa da FIA em parceria com a FIPE, realizada em 2019, mostrou o perfil da maioria dos entregadores. A maioria é homem (97,4%), na faixa dos 29 anos e passa em torno de quatro horas na rua fazendo entregas. Além disso, 90% se dedica exclusivamente a plataformas digitais e o dinheiro que conseguem com as entregas é a principal renda da casa.

Fonte
Revista Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x